
O governador João Azevêdo participou, na noite de ontem (03), em João Pessoa, da abertura da 20ª edição do Fest Aruanda do Audiovisual Internacional da Paraíba (Fest Aruanda), oportunidade em que foi homenageado com o troféu Parceiro do Cinema Paraibano, um reconhecimento aos investimentos do estado no audiovisual.
Neste ano, o Festival traz uma novidade com a realização do Fest Aruanda Praia, que será realizado nesta quinta (4) e sexta-feira (5), com cinema e música na Praia de Tambaú, em João Pessoa. Na noite dessa quarta, o evento foi aberto com o lançamento literário da biografia do presidente da República do Brasil: “Lula”, volume 1, com a presença do escritor e jornalista Fernando Morais, e a estreia do filme “Ary”, dirigido por André Weller (RJ).
Na oportunidade, o chefe do Executivo estadual ressaltou o esforço do governo para fomentar a produção cultural da Paraíba. “São mais de R$ 90 milhões investidos e temos mais de 20 mostras de cinema Paraíba afora. Somos uma terra que é referência no cinema brasileiro, que tem uma história muito grande ligada ao segmento e o Fest Aruanda é nossa maior referência porque já está consolidado no mercado e tem respeito nacional”, frisou.
O gestor também destacou as novidades desta edição e as parcerias com o Governo do Estado. “A nossa expectativa é muito alta. Este ano, vamos ter uma inovação extraordinária. Amanhã, nas arenas de Tambaú, vamos assistir a um documentário sobre Raul Seixas e depois a um show. Da mesma forma, na sexta-feira com Sidney Magal, e eu não tenho dúvida de que esse evento entrará no calendário de eventos da Paraíba porque a cada ano traremos novos documentários e shows, ou seja, é uma renovação real, fazendo o festival sair das salas de cinema e isso é extraordinário”, acrescentou.
O fundador e diretor do festival, Lúcio Vilar, evidenciou a alegria de festejar os 20 anos do Fest Aruanda com um importante diferencial na programação. “Essa é uma edição comemorativa de duas décadas e montamos uma programação que fizesse jus a essa data. Nós estamos apostando em uma postura ainda mais democrática do que o festival já tem, chegando às areias da praia de Tambaú para oferecer cinema e música, alcançando um público muito mais diversificado”, falou.
O secretário de Cultura, Pedro Santos, destacou o apoio do Governo do Estado para assegurar o fortalecimento do festival. “Desde 2019, nós buscamos dar esse suporte ao Festival e isso tem sido uma crescente. A cada ano, o governo tem chegado junto, através da Secretaria de Cultura, Funesc, EPC, Cagepa, PBGás para dar esse suporte. Agora, temos uma inovação e nada mais democrático do que levar o festival à praia, que é acessível a todos os públicos, dialogando com os paraibanos e turistas”, comentou.
Prestigiaram a solenidade a presidente da Empresa Paraibana de Comunicação (EPC), Naná Garcez; e o presidente da Companhia Paraibana de Gás (PBGás), Jailson Galvão.
Fest Aruanda Praia – Na programação, na praia de Tambaú (Busto de Tamandaré), no dia 4 de dezembro, às 18h, haverá um Tributo a Raul Seixas – 80 anos, com exibição do filme de Walter Carvalho, ‘Raul – O Início, O Fim e O Meio’, que conta a trajetória do conhecido cantor e compositor, polêmico, ícone e criador da “sociedade alternativa” ao lado do parceiro inseparável, hoje escritor, Paulo Coelho. Ainda haverá um raio-X do astro do rock brasileiro por meio de documentos, depoimentos de familiares, ex-esposas, filhas, amigos, músicos e compositores.
Após a exibição, às 21h, terá um tributo musical com dez artistas paraibanos, e às 22h, Paula Chalup e Vivi Seixas, filha de Raul Seixas, trazem pela primeira vez à Paraíba o ‘Rock das Aranhas Show Live’, com músicas revisitadas do eterno ‘maluco beleza’.
Já no dia 5 de dezembro a programação conta com a exibição do filme documental de Joana Mariani, ‘Me Chama Que Eu Vou’, que conta toda a trajetória musical de Sidney Magal nas últimas. Por meio de depoimentos e recortes que mostram os momentos mais significativos da vida do cantor, acompanhamos a trajetória dos 50 anos de carreira do músico, dançarino, dublador e ator que encanta cinco décadas no Brasil. Logo em seguida, é o próprio Sidney Magal que sobe ao palco Aruanda Praia com sua banda para um show que promete ser apoteótico.