João Pessoa tem 205 casos confirmados de coronavírus e 25 mortes; bairro do Cristo lidera o ranking

Diagnóstico laboratorial de casos suspeitos do novo coronavírus (2019-nCoV), realizado pelo Laboratório de Vírus Respiratório e do Sarampo do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), que atua como Centro de Referência Nacional em Vírus Respiratórios para o Ministério da Saúde

Dados do Painel Covid-19, criado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), apontam que a Capital paraibana tem 205 casos confirmados do novo coronavirus até esta quarta-feira (22), em 51 bairros. A localidade com maior incidência é Cristo Redentor (15), seguido de Manaíra (14) e Mangabeira (12). Já os os bairros São José, Mandacaru, Roger e Costa e Silva registraram seus primeiros casos. A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) vai intensificar ações de conscientização em bairros que ainda estão com baixo índice de isolamento social.

O Painel Covid-19 também mostra que João Pessoa conta com 1.254 casos prováveis, 540 descartados e 60 recuperados. Estão hospitalizadas por síndrome respiratória aguda grave (SRAG) 84 pessoas, sendo 12 em unidades de terapia intensiva (UTI). Houve 25 óbitos por coronavírus. Todos os dados são atualizados diariamente na plataforma web pelo link: https://experience.arcgis.com/experience/d76ba516389d4e83b9a778d266cac5c1/ .

Com base nos dados levantados pelo sistema de monitoramento inteligente, que aponta a estimativa diária do cumprimento das medidas de distanciamento social, foi possível identificar, por exemplo, que os índices de Mandacaru e Roger variaram entre 45% e 48% durante o feriado da última terça-feira (21). Esses números estão distantes dos 70% recomendados pela Organização Munidal da Saúde, por isso, estão previstas ações educativas recomendando que a população só saia de casa em caso de extrema necessidade, como destaca o secretário de Segurança Urbana e Cidadania, sargento Dênis Soares.

“Cada bairro tem suas especificações, por isso a gente planeja as ações de acordo com elas. Dependendo a gente faz uso de drones, viaturas, carro de som, alem de atuar em horários de maior ocorrencia de as pessoas nas ruas, como mostram os indices. Paratibe é um bom exemplo.Estava com indice de 29%, fizemos um trabalho e já foi para 76%. Fizemos uma ação em Mandacaru e esta semana tem ações previstas para Mangabeira, Gramame, Bairro das Indústrias, Alto do Mateus e Ilha do Bispo”, pontuou.

Painel Covid-19 – A plataforma foi desenvolvida pela TecGeo e fornecida sem ônus para PMJP. Os dados são da Esri, empresa americana desenvolvedora do sistema de informações geográficas ArcGIS. Por meio da plataforma é possível acompanhar o número de casos de contágio e mortes ocasionadas pela doença, internações, casos graves, moderados, mapeamento por bairros e casos notificados por faixa etária e sexo.

O modelo web segue o mesmo formato do painel online da prestigiada Universidade Johns Hopkins, instituição americana de ensino que se tornou uma referência durante a pandemia, principalmente pela agilidade da atualização dos dados.

Boletim do Coronavírus em João Pessoa (22/04)

Casos confirmados (205)

15 – Cristo Redentor

14 – Manaíra

12 – Mangabeira

11 – Miramar

09 – Bairro dos Estados, Bancários e Valentina

08 – Aeroclube, Jardim Cidade Universitária e Funcionários

07 – Gramame

06 – Cabo Branco

05 – Jardim Oceania, Altiplano, Cruz das Armas e Ernesto Geisel

04 – Treze de Maio, Tambaú, Tambauzinho e Portal do Sol

03 – Bessa, Bairro dos Ipês, Brisamar, Pedro Gondim, Expedicionários, Torre, Oitizeiro e João Paulo II

02 – Jaguaribe, Castelo Branco, Alto do Mateus, Varjão e José Américo

01 – Mandacaru, Bairro São José, Roger, Centro, Ilha do Bispo, Tambiá, Trincheiras, Jardim São Paulo, Anatólia, Jardim Veneza, Ernani Sátiro, Costa e Silva, Cuiá, Planalto da Boa Esperança, Paratibe, Esplanada e um (ainda) não identificado.

Site Footer

Sliding Sidebar

O Fuxiqueiro – Todos os direitos reservados.