João Pessoa tem cinco candidatos a prefeito homologados em convenções, 64% menos que na eleição de 2020

CREATOR: gd-jpeg v1.0 (using IJG JPEG v62), default quality?

Com o término do período de convenções partidárias na segunda-feira (5), João Pessoa tem cinco candidatos à Prefeitura anunciados para as eleições de 2024, registrando uma redução de 64% no número de candidaturas em relação às últimas eleições municipais de 2020.

No último pleito eleitoral, a Capital teve 14 postulações registradas e aptas para a disputa. Já neste ano, foram apenas 5 candidaturas.

Em 2020 foram candidatos Anísio Maia (PT), Camilo Duarte (PCO), Carlos Monteiro (REDE), Cícero Lucena (PP), Edilma Freire (PV), Ítalo Guedes (PSOL), João Almeida (SD), Nilvan Ferreira (MDB), Rafael Freire (UP), Rama Dantas (PSTU), Raoni Mendes (DEM), Ricardo Coutinho (PSB), Ruy Carneiro (PSDB) e
Wallber Virgolino (Patriota)

A lista de concorrentes ao cargo, este ano, em ordem alfabética, é formada pelos seguintes políticos:

Cícero Lucena (PP)

Cícero Lucena é o atual prefeito da cidade de João Pessoa. Iniciou sua vida política em 1990, quando foi eleito vice-governador da Paraíba, assumindo o cargo de governador por nove meses, em 1994, quando o então governador Ronaldo Cunha Lima renunciou para concorrer ao Senado Federal nas eleições daquele ano. Em 1996, foi eleito prefeito de João Pessoa, sendo reeleito em 2000. Foi também senador entre 2007 e 2015.

O candidato a vice-prefeito, conforme anunciado em convenção, no dia 5 de agosto, é Léo Bezerra (PSB).

Luciano Cartaxo (PT)

O deputado estadual Luciano Cartaxo, do Partido dos Trabalhadores (PT), já foi prefeito da capital paraibana por dois mandatos, governando a cidade entre 2013 e 2020, e vai tentar agora voltar à Prefeitura para um terceiro mandato. Luciano já foi também vereador, vice-governador e deputado estadual antes de assumir a Prefeitura pela primeira vez. Em 2022, voltou à Assembleia Legislativa. Na dispúta interna da legenda, levou a melhor em cima da também deputada estadual Cida Ramos, contando para isso com o apoio do ex-governador Ricardo Coutinho.

A candidata a vice-prefeita, conforme anunciado em convenção, é Amanda Rodrigues (PT), que é empresária e esposa do ex-prefeito e ex-governador Ricardo Coutinho (PT).

A candidatura da chapa foi registrada Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no dia 2 de agosto.

Marcelo Queiroga (PL)

Ministro da saúde do governo de Jair Bolsonaro, Marcelo Queiroga se formou em medicina pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e possui especialização em cardiologia, com área de atuação em hemodinâmica e cardiologia intervencionista.

O candidato a vice-prefeito, conforme anunciado em convenção, é Sérgio Queiroz (Novo), que é pastor e disputou o Senado em 2022.

Ruy Carneiro (Podemos)

Ruy Carneiro (Podemos) já concorreu à prefeitura da capital por duas vezes, em 2004, perdendo para Ricardo Coutinho ainda no 1º turno, e em 2020. Nas Eleições 2020, não foi ao segundo turno contra Cícero Lucena (PP) por uma diferença de 885 votos, em relação ao segundo colocado, Nilvan Ferreira, então no MDB. Para o pleito de 2024, Ruy Carneiro tem o apoio do seu ex-partido, o PSDB, atualmente conduzido pelo ex-deputado Pedro Cunha Lima.

A candidata a vice-prefeita, conforme anunciado em coletiva de imprensa, é Amanda de Melo, mais conhecida como Amanda CSI (MDB). A convenção do partido aconteceu no dia 5 de agosto.

Yuri Ezequiel (UP)

Yuri Ezequiel é militante dos movimentos sociais, advogado e atualmente presidente do Diretório Municipal da Unidade Popular de João Pessoa. Em 2012 ingressou na UFPB como estudante de Ciências Sociais, atuando na mobilização unificada da maior greve da educação, sendo eleito representante da UFPB no Comando Nacional de Greve. Ajudou a legalizar a Unidade Popular, compondo posteriormente a direção nacional do partido.

A candidata a vice-prefeita, conforme anunciado em convenção, é Josiane Soares, ela é vendedora e está no partido há 3 anos.

As legendas têm até 15 de agosto para registrar os nomes na Justiça Eleitoral. Após a oficialização dos candidatos, a propaganda eleitoral começa em 16 de agosto, sendo que no rádio e na TV a data é dia 30 de agosto.

Site Footer

Sliding Sidebar

O Fuxiqueiro – Todos os direitos reservados.