João revela tratativas para instalação de fábricas de remédios e ônibus elétricos na Paraíba e estuda ensino de mandarim no Estado

O governador João Azevêdo fez nesta quinta-feira (27) um balanço da viagem à China, onde manteve reuniões com setores produtivos, representantes dos governos locais e universidades, apresentou as potencialidades do estado e também firmou parcerias nas áreas de educação, ciência e tecnologia e agricultura familiar.

Ele revelou que a Paraíba firmou um acordo para instalação de uma fábrica de remédios chinesa. O anúncio do investimento deve ser feito no próximo mês, quando deverá ser assinado, declarou.

“É uma possibilidade real de uma fábrica de medicamentos vir à Paraíba. É um produtor que o mercado brasileiro tem uma demanda grande e não consegue atender”, disse.

João confirmou ainda que o Estado entrou no páreo para receber uma fábrica de ônibus elétricos: “Há uma intenção de trazer uma fábrica de ônibus elétricos ao Brasil. Fomos oferecer as condições de incentivo”.

CENTRO DE TREINAMENTO

João ainda destacou a instalação de um centro de treinamento na Paraíba da empresa chinesa Dahua, provavelmente no Parque Tecnológico, em João Pessoa: “avançamos e já está formalizado”.

Equipes da Universidade Federal de Campnia Grande e do Instituto Federal da Paraíba, assinaram termos de procolocom com a a empresa. Será realzaida uma ao centro de treinamento em São Paulo, que deve ser replicado no Estado.

Em reunião com empresas de engenharia, também foi levantada a possibilidade de um centro de formação técnica profisisonal na área. Empresários chines se colocaram à disposição para a implantação, disse João. O centro contaria com intercâmbio entre estudantes chineses e brasileiros para aprendizagem.

Bingo

Azevêdo ressaltou que a porta de entrada para a viagem foi o projeto Bingo. O gestor ressaltou que a Paraíba recebeu apoio para que o projeto possa ser desenvolvidol.

Além do fator científico, também há possibilidade de uso no turismo de visitação no Estado.

O projeto é um esforço científico internacional para a construção de radiotelescópio projetado para fazer a detecção de Oscilações Acústicas de Bárions, que são ondas geradas pela interação dos átomos com a radiação no inicio do Universo, e que podem ser observadas na faixa de radiofrequência. Está em construção no município de Aguiar, sertão da Paraíba, com financiamento do Governo da Paraíba, de São Paulo, Governo Federal, Yangzhou University e UFCG.

Ensino de mandarim

Em meio aos acordos econômicos e educacionais, o governadores revelou estudo para a possibilidade de implantação do ensino de mandarim na Paraíba.

“Gerando a possibilidade de intercâmbio entre aludos chineses e brasileiros. Tanto no nivel médio e nas universidades, o Estado começar a pensar no ensino de chinês. Dentro do programa Conexão Mundo, possamos colocar mais um ponta para a China”, pontuou.

Site Footer

Sliding Sidebar

O Fuxiqueiro – Todos os direitos reservados.