Uma nova pesquisa, divulgada nesta segunda-feira (25), mostra como anda a disputa pelo Palácio do Planalto e reforçou a polarização entre o ex-presidente Lula (PT) e o atual chefe do executivo, Jair Bolsonaro (PL).
De acordo com os números do levantamento do Instituo FSB, contratado pelo banco BTG Pactual o petista liderando a disputa, com 44% das intenções de voto. O cenário pesquisado levou em consideração 12 nomes na pesquisa estimulada —quando os entrevistados recebem uma lista prévia dos pré-candidatos.
Levando em consideração os números da sondagem anterior, Lula registrou uma subida, com três pontos percentuais a mais.
Já o presidente Bolsonaro (PL) aparece em segundo lugar, com 31%. Ele oscilou um ponto para baixo dentro da margem de erro, que é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Com o resultado, a distância entre Lula e Bolsonaro foi de 9 para 13 pontos percentuais.
O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) ficou em terceiro, se mantendo com 9% das intenções de voto.
A senadora Simone Tebet (MDB) oscilou dois pontos para baixo, de 4% para 2%. O deputado federal André Janones (Avante) flutuou um para baixo, de 3% para 2%. O empresário Pablo Marçal (Pros), por sua vez, ficou estável com 1%.
O cientista político Luiz Felipe D’Avila (Novo), o ex-deputado José Maria Eymael (DC), a sindicalista Vera Lucia (PSTU), a professora Sofia Manzano (PCB), o deputado federal Luciano Bivar (União Brasil) e Leonardo Péricles (UP) não chegaram a pontuar mais que 1%.
Pela margem de erro, Tebet, Janones, D’Avila, Eymael, Vera, Manzano, Bivar e Péricles estão tecnicamente empatados.
Optaram por nenhuma das opções 5% dos entrevistados, enquanto 2% declararam voto nulo ou branco, e outros 3% não souberam responder.
A pesquisa ouviu 2.000 eleitores por telefone entre 22 e 24 de julho O índice de confiança do levantamento é de 95%. A pesquisa custou R$ 128.957,83 e foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número BR-05938/2022.