Dois dias depois de ser empossado como novo presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) compareceu nesta terça-feira (3) ao velório do ex-jogador Pelé.
A viagem a Santos, onde o Rei do Futebol está sendo velado na Vila Belmiro, foi o primeiro compromisso oficial do presidente fora do Distrito Federal neste novo mandato.
A preocupação com a segurança de Lula, já vista na cerimônia de posse de domingo (1º), em Brasília, também foi reforçada para esta viagem.
O presidente viajou de helicóptero e desembarcou no estádio Ulrico Mursa, da Portuguesa Santista, a cerca de 500 metros da Vila Belmiro, para onde seguiu em um carro preto.
Imediatamente, o petista adentrou com sua esposa, a primeira-dama Janja, e sua comitiva para dentro do estádio, onde prestou homenagens a Pelé.
Lula teria cogitado visitar o velório ainda na segunda-feira (2), mas a possibilidade foi descartada por conta da atribulada agenda do presidente.
A morte de Pelé
Pelé, morreu na quinta-feira (29). O ex-jogador de futebol estava internado em uma das unidades do hospital Albert Einstein, em São Paulo, desde o fim de novembro deste ano para avaliação da terapia quimioterápica do tumor de colón constatado em setembro de 2021 e acabou sendo diagnosticado com infecção respiratória.
Pelé foi diagnosticado com um tumor no cólon no dia 31 agosto de 2021 após ser internado para exames cardiovasculares e laboratoriais de rotina. Ele passou por uma cirurgia no dia 4 de setembro para retirar a lesão encontrada no cólon direito. No dia 17, dois dias após ir para o quarto, ele precisou voltar para a UTI após apresentar breve instabilidade respiratória e passou ao cuidado semi-intensivo na recuperação da operação abdominal.
Em janeiro de 2022, foram diagnosticados outros três tumores: no intestino, um no fígado e o início de um no pulmão. Em fevereiro, ele voltou aos hospital para mais sessões de quimioterapia.