Lula fará pronunciamento sobre tarifa de Trump nesta quinta; mensagem deve reforçar discurso de soberania

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fará, nesta quinta-feira (17), um pronunciamento em rede nacional de rádio e televisão para abordar a tarifa de 50% imposta pelos Estados Unidos aos produtos brasileiros. O pronunciamento de Lula foi gravado ontem (16), no Palácio da Alvorada, e reforça o discurso de soberania nacional adotado pelo governo diante da medida anunciada pelo presidente americano, Donald Trump.

A decisão de divulgar o pronunciamento veio após o Escritório do Representante de Comércio dos Estados Unidos (USTR) abrir uma investigação sobre as práticas comerciais brasileiras. O órgão norte-americano afirma que medidas adotadas no Brasil podem prejudicar empresas de tecnologia dos EUA. Entre os alvos da investigação estão o Pix e o comércio informal na rua 25 de Março, em São Paulo.

Em publicações nas redes sociais, a Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom) reagiu à investigação com críticas ao suposto lobby de empresas de cartão de crédito e afirmou: “O Pix é nosso, my friend”. A mensagem ressaltou que o sistema causa “um ciúme danado” e ironizou: “Tem até carta reclamando da existência do nosso sistema Seguro, Sigiloso e Sem taxas”.

O governo também prepara uma campanha nas redes sociais em defesa do Pix, com apoio do Partido dos Trabalhadores (PT). Segundo avaliação do Palácio do Planalto, a medida dos EUA e o embate com Trump têm potencial para melhorar a imagem do presidente fora de sua base tradicional. Pesquisa Genial/Quaest divulgada na quarta-feira (16) apontou aumento da aprovação do governo de 40% para 43%, enquanto a desaprovação caiu de 57% para 53%.

A mesma pesquisa mostrou que 55% dos entrevistados acreditam que Lula provocou Trump durante declarações na Cúpula do Brics. Ainda assim, 72% avaliam que o presidente norte-americano está errado ao impor tarifas como resposta ao tratamento dado a Jair Bolsonaro no Brasil e às decisões do Supremo Tribunal Federal (STF).

O pronunciamento de Lula ocorre em paralelo às tratativas diplomáticas conduzidas pelo vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin. Após se reunir com empresários e representantes da Câmara Americana de Comércio para o Brasil (Amcham), Alckmin defendeu uma solução negociada. “Nós queremos negociação, é urgente. O bom é que se resolva nos próximos dias”, declarou. Ele também disse que, se necessário, o governo aceita discutir a prorrogação do prazo para início das tarifas.

A carta de Trump, divulgada em 9 de julho na plataforma Truth Social, também criticou decisões do STF relacionadas à responsabilização das big techs e ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro, acusado de tentativa de golpe. Lula rebateu publicamente o conteúdo da mensagem e classificou a atitude como intromissão indevida em assuntos internos do Brasil.

Site Footer

Sliding Sidebar

O Fuxiqueiro – Todos os direitos reservados.