O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deu entrada neste sábado (12) no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Segundo a equipe médica que acompanha o petista, ele fez exames de rotina.
De acordo com nota divulgada pela equipe, a avaliação clínica contou com exames de imagem, como ecocardiograma, que monitora o coração; angiotomografias, que permitem a visualização de estruturas no interior das veias e artérias, e PET Scan, que mapeia o organismo de forma completa.
Na avaliação, um exame endoscópico chamado nasofibroscopia, que avalia tecidos da cavidade nasal, faringe, cordas vocais e laringe, apresentou alterações inflamatórias decorrentes do esforço vocal e pequena área de leucoplasia na laringe.
Leucoplasias são lesões que se manifestam como placas brancas nas superfícies da mucosa oral. A equipe médica que atende o presidente eleito é coordenada pelos médicos Roberto Kalil Filho, Artur Katz e Rubens Brito.
Segundo a equipe, apesar da inflamação, os resultados mostram um quadro clinico geral normal e apontam para uma remissão do tumor diagnosticado em 2011.