O ex-presidente Lula (PT) se mantém na liderança da corrida presidencial de 2022. É o que mostra a 5ª pesquisa do banco digital Modalmais em parceira com Futura Inteligência divulgada nesta quarta-feira (24).
O levantamento revela que, se as eleições fossem hoje, a preferência do eleitor pelo petista aumentou de 42,5% para 43,7% em relação à pesquisa anterior, de outubro. Já a opção pelo atual presidente Jair Bolsonaro (sem partido) passou de 33,2% para 33,7%.
O ex-juiz e ex-ministro da Justiça Sergio Moro, recém-filiado ao Podemos, aparece em terceiro lugar, com 11,9% das intenções de voto, e está se consolidando como o nome mais forte da terceira via para as eleições presidenciais de 2022.
A pesquisa Modalmais/Futura trabalhou com sete cenários prováveis e Lula vence em todos nos quais é mencionado. Em um eventual segundo turno, o petista manteve a liderança sobre Bolsonaro, com 49,2%, contra 38,4%. Contra Moro, o petista venceria com 46,6% dos votos enquanto o ex-juiz teria 33,6%.
Em um eventual segundo turno entre Bolsonaro e Moro, o presidente teria 35,7% dos votos e o ex-ministro, 38,8%. Já contra Ciro Gomes (PDT), Bolsonaro venceria em um possível segundo turno, com 40,9% contra 39,9%.
Foram entrevistadas 2 mil pessoas por telefone assistida por computador. A margem de erro é de dois pontos percentuais.