Empossado como 39º presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou ao Palácio do Planalto por volta das 16h50 deste domingo (1º).
Lula subiu a rampa do Planalto acompanhando da primeira-dama, Janja da Silva, do vice-presidente Geraldo Alckmin, de Lu Alckmin, da cachorrinha Resistência, adotada por Lula e Janja, e por cidadãos convidados a representar a diversidade da população.
No Planalto, Lula recebeu a faixa presidencial das mãos de uma criança negra, de uma pessoa com deficiência, de uma indígena e de uma mulher.
O momento aconteceu no Palácio do Planalto.
A entrega da faixa quebrou os protocolos e, pela primeira vez, um grupo de pessoas foi escolhido para fazer a condecoração de Lula com o objetivo de representar o “povo brasileiro”. Veja quem são os representantes, segundo o portal g1:
• Francisco, 10 anos, morador de Itaquera
• Aline Sousa, 33 anos, catadora
• Cacique Raoni
• Wesley Rocha, 36 anos, metalúrgico
• Murilo Jesus, 28 anos, professor
• Jucimara Santos, cozinheira
• Ivan Baron, que tem paralisia cerebral
• Flávio Pereira, 50 anos, artesão
Como não participou da cerimônia de posse do seu sucessor, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) não cumpriu o rito de entregar o adereço. O agora ex-presidente, que foi derrotado nas eleições de outubro e desde então fez poucas aparições públicas, viajou para os Estados Unidos em um avião da FAB (Força Aérea Brasileira) na sexta-feira (30).
Já o ex-vice-presidente Hamilton Mourão (Republicanos), eleito senador pelo Rio Grande do Sul, já havia dito que não passaria o item. “Não sou presidente e não vou botar a faixa em Lula”, falou ele em entrevista ao jornal Valor Econômico em novembro.
Existiam as possibilidades de Rodrigo Pacheco (PSD-MG), presidente do Senado e do Congresso Nacional; Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara; ou um cerimonialista entregar a faixa presidencial ao presidente eleito, conforme informou a coluna da jornalista Malu Gaspar, no jornal O Globo.
Em 2003, Lula recebeu a faixa das mãos de FHC e, em 2011, entregou o item para sua sucessora, Dilma Rousseff.