
O II Encontro Nacional de Gestores da Cultura começou na noite de ontem (23), em João Pessoa, reunindo autoridades do setor no Teatro Pedra do Reino, no Centro de Convenções da capital paraibana. A cerimônia de abertura destacou o início de um novo ciclo nas políticas culturais do Brasil, com foco na articulação entre entes federativos, fortalecimento da gestão pública e aplicação dos recursos das leis Aldir Blanc e Paulo Gustavo.
A ministra da Cultura, Margareth Menezes, afirmou que o momento é decisivo para a consolidação das políticas culturais no país. “Precisamos pactuar programas estruturantes que alavanquem a cultura brasileira e exercitem nossa criatividade na gestão pública. Isso significa ouvir e praticar uma escuta sensível às demandas das nossas comunidades”, disse.
“Cada um de vocês é um executor de políticas que transformam a cultura em um direito acessível a todos os brasileiros. E os gestores e gestoras são os verdadeiros rostos da cultura do nosso país, dedicando-se incansavelmente a levar a arte e a expressão de cada a cada canto do Brasil a elevar essa arte e essa expressão”, afirmou.
A abertura contou ainda com a participação do secretário de Cultura da Paraíba, Pedro Santos; do diretor da Funjope, Marcus Alves; da secretária de Cultura de Belo Horizonte, Eliane Parreiras; e do presidente do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura, Fabrício Noronha. Representantes da Unesco, do Itaú Cultural e da OEI também marcaram presença.
“O evento é uma grande discussão sobre o papel dos estados, das capitais e da iniciativa privada nas políticas culturais. É um momento de balanço e de construção de caminhos”, afirmou Eliane Parreiras.
A programação inclui painéis, oficinas, encontros formativos e reuniões temáticas até a sexta-feira (25). Mais de 1.500 gestores culturais de 26 estados e do Distrito Federal participam das atividades, que têm como tema central “Pacto pela Cultura: um Novo Ciclo das Políticas Culturais no Brasil”.
Entre os destaques do evento, está a presença de representantes do Ministério da Cultura, que disponibilizam apoio técnico aos gestores para adesão ao segundo ciclo da Lei Aldir Blanc. A programação também prevê lançamentos de livros, apresentações artísticas e o lançamento do projeto Andanças do Patrimônio, do Iphan.
O Encontro é uma realização do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura, com correalização da Secretaria de Cultura do Estado da Paraíba e apoio do Ministério da Cultura, Fundação Itaú, Unesco e Organização dos Estados Ibero-Americanos.