Moradores levam mais de 60 corpos à praça no Rio de Janeiro após operação

Dezenas de corpos são trazidos por moradores para a Praça São Lucas, na Penha, zona norte do Rio de Janeiro – (crédito: Tomaz Silva /Agência Brasil)

Moradores do Complexo da Penha, na Zona Norte do Rio de Janeiro, levaram na madrugada desta quarta-feira (29) 64 corpos para a praça São Lucas. Segundo relatos da população, os corpos foram localizados na mata entre os complexos do Alemão e da Penha, onde foi realizada a Operação Contenção, a mais letal da história do estado, na terça-feira (28/10).

Cerca de 2,5 mil fortemente armados entraram nos Complexos do Alemão e da Penha, na zona norte da cidade, onde houve tiroteios, incêndios e confrontos com suspeitos. Ao menos 64 pessoas morreram —  os corpos levados à praça não constam no balanço oficial de mortos divulgados até agora.

A chamada Operação Contenção foi deflagrada para “combater a expansão territorial do Comando Vermelho”. No total, 81 pessoas foram presas.

Além dos mortos e feridos, a megaoperação causou transtornos na cidade, com vias importantes completamente fechadas ou bloqueadas. Mais de 50 ônibus foram usados por supostos criminosos para montar barricadas, informou o sindicato Rio Ônibus.

Pelo menos 85 centros de ensino suspenderam as aulas. Em dezenas de escolas da Zona Sul carioca, os alunos foram liberados mais cedo diante da situação de alerta.

Governo federal

O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) afirmou que acompanha com preocupação a operação e disse que o enfrentamento ao crime organizado deve ser conduzido com base em inteligência, planejamento estratégico e, sobretudo, na preservação da vida.

Site Footer

Sliding Sidebar

O Fuxiqueiro – Todos os direitos reservados.