
Iniciadas em dezembro de 2023, deverão estar concluídas até o final deste ano as obras de construção da nova sede da Câmara Municipal de João Pessoa, na Rua das Trincheiras, fortalecendo o trabalho de revitalização do Centro Histórico da cidade. A previsão é do presidente da Casa, vereador Dinho Dowsley. O novo prédio é sustentável, com tecnologia steel frame, terá quatro pavimentos, novo plenário e auditório. Oferecerá, também, melhor acolhimento à população, que disporá de 250 lugares para acompanhamento dos trabalhos da Casa.
O projeto contempla a construção de 32 gabinetes, prevendo a expansão futura, demandada pelo crescimento da cidade. A nova edificação, além de preservar, está reedificando as ruínas existentes no terreno, que fica localizado em frente à sede atual.
A estrutura também vai atender aos princípios da sustentabilidade, com captação de água da chuva, energia solar, bicicletário e programa de papel zero. O investimento total da obra é de R$ 19.889.930,05.
O Centro Histórico de João Pessoa abrange mais de 500 edificações, contemplando os bairros do Varadouro (Cidade Baixa) e Centro (Cidade Alta). A área tombada compreende 370 mil m², em 25 ruas e seis praças. A nova sede da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) está sendo construída no terreno de um desses prédios históricos, que foi preservado, unindo o novo ao antigo.
A iniciativa da Mesa Diretora da Câmara Municipal foi considerada pelo Iphaep como o grande marco para o movimento de reativação do Centro Histórico. A partir daí, vários setores, pessoas e empresários foram encorajados a fazer movimentações voltadas à sua revitalização.