A Câmara Municipal de João Pessoa está em recesso mas as obras de construção da nova sede da Casa, na Rua das Trincheiras, Centro Histórico da cidade, segue o seu curso normal. Máquinas e equipamentos já estão no local e os operários montam a estrutura mínima para que os trabalhos sejam executados a todo vapor. A previsão é de que a obra, em execução a partir de um empréstimo de R$ 20 milhões contratado com o BRB, seja entregue até o final deste ano, quando se encerra a atual gestão presidida pelo vereador Dinho Dowsley
O novo prédio está sendo erguido em um terreno que fica em frente à atual sede, na rua das Trincheiras. A nova edificação vai preservar e reedificar as ruínas existentes no terreno adquirido para a construção.
O espaço atual da Câmara Municipal, inaugurado em 1980, foi pensado para 12 vereadores, hoje, são 27 e, na próxima legislatura, serão 29.
A proposta é a construção de um prédio com 36 gabinetes, prevendo a expansão futura, demandada pelo crescimento da cidade, que está prestes a atingir um milhão de habitantes.
RECURSOS
Os recursos necessários para a construção da nova sede da Câmara Municipal foram assegurados em Brasília, em junho do ano passado, pelo presidente Dinho Dowsley, através da assinatura do empréstimo junto ao Banco Regional de Brasília (BRB). O contrato prevê a liberação de R$ 20 milhões para execução da obra.
Para o empréstimo, a prefeitura de João Pessoa entrou como garantidora e o pagamento será feito com desconto no duodécimo.
O novo prédio será construído com tecnologia steel frame (estrutura metálica), o que tornará a execução da obra mais rápida.
Terá quatro pavimentos, um novo plenário e auditório. A estrutura também vai atender aos princípios da sustentabilidade, com captação de água da chuva, energia solar, bicicletário e programa de papel zero.
O projeto possui alvará de construção e liberação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico da Paraíba (Iphaep). A previsão é que ele seja concluída até dezembro deste ano.