Pesquisa eleitoral 2022: Lula tem 49% e Bolsonaro, 41%, aponta Genial/Quaest


A nova pesquisa eleitoral Genial/Quaest sobre a corrida presencial 2022 mostra que o ex-presidente Lula (PT) tem 49% das intenções de voto, enquanto o presidente Jair Bolsonaro (PL) tem 41%. Outros 6% vão votar branco ou nulo e 4% estão indecisos.

Em relação ao levantamento anterior, de 6 de outubro, o cenário é de estabilidade. Enquanto Lula teve variação positiva de um ponto percentual, Bolsonaro ficou com os mesmos 41%. O número de indecisos caiu três pontos e a variação dos que vão anular o voto foi de dois pontos para cima.

Foram ouvidos 2 mil eleitores entre os dias 10 e 12 de outubro de forma presencial. A margem de erro é de 2 pontos percentuais e o registro no TSE é BR-07106/2022.

O petista ampliou a margem de vantagem no Nordeste, onde cresceu de 62% para 68%, e no Norte, onde variou de 51% para 53%. Nas outras regiões, Bolsonaro tem vantagem: no Sudeste, o presidente vence por 46% contra 41%, no Sul por 53% contra 36% e, no Centro Oeste, Bolsonaro tem 52%, enquanto Lula tem 39%.

Em relação aos apoios do primeiro turno, a pesquisa Genial/Quaest mostra uma disparada de Lula entre os que escolheram Ciro Gomes (PDT) no primeiro turno. Na pesquisa anterior, 39% dos eleitores do pedetista pretendiam votar em Lula. Agora, são 54%. Outros 21% disseram que votarão em Bolsonaro.

Os eleitores de Simone Tebet (MDB) estão mais divididos: 25% pretendem votar no petista, enquanto 28% votarão em Jair Bolsonaro.

Eleitores prováveis
A pesquisa Genial/Quaest passou a divulgar um modelo chamado de “likely voters”, ou seja, “eleitores prováveis”. O procedimento tem como objetivo minimizar os efeitos da abstenção, tornando as pesquisas mais próximas do resultado nas urnas.

Nesse modelo, Lula aparece com vantagem de seis pontos em votos válidos: 53% contra 47% de Bolsonaro.

Site Footer

Sliding Sidebar

O Fuxiqueiro – Todos os direitos reservados.