A polarização entre Lula (PT) e Bolsonaro (PL) está cada vez mais acentuada. Pelo menos é o que mostra dados da pesquisa XP/Ipespe divulgada nesta sexta-feira (6). De acordo com o cenário da versão estimulada, Lula obteve 44%, enquanto que Bolsonaro aparece com 31%.
Segundo a pesquisa, depois deles, também estáveis, apareceram: Ciro Gomes (8%), João Doria (3%) e André Janones (2%). Simone Tebet oscilou de 2% para 1%, enquanto Luiz Felipe d’Ávila marcou 1%. Os outros candidatos não chegaram a 1%.
Com cenário ainda longe de ser definido, já se fala em pelo menos 11 pré-candidatos ao Palácio do Planalto. Alguns estão oficializados pelos partidos; outros, ainda não.
Já na pesquisa espontânea, na qual as opções de voto não são exibidas, o petista se manteve com 38% das intenções de voto. Já Bolsonaro subiu um ponto percentual e chegou a 29%.
A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-03473/2022. A margem de erro máxima é de 3,2 pontos percentuais. Para a análise, foram realizadas 1 mil entrevistas de abrangência nacional, nos dias 2, 3 e 4 de maio.