Várias figuras da política paraibana lamentaram a notícia da morte da ex-deputada federal e ex-primeira dama da Paraíba Lúcia Braga, ocorrida na tarde desta sexta-feira. Ela tinha 85 anos e estava internada em um hospital particular de João Pessoa.
O governador João Azevêdo; o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo; a Assembleia Legislativa da Paraíba, foram alguns dos que demonstraram sentimento de pesar pelo falecimento da esposa do ex-governador Wilson Braga.
Veja:
João Azevêdo
O governador João Azevêdo manifestou profundo pesar pela morte da ex-deputada Lúcia Braga, ocorrida nesta sexta-feira (8).
Lúcia Braga era casada com o ex-governador Wilson Braga e na vida pública ocupou os cargos de deputada estadual e deputada federal, sendo a primeira mulher paraibana a ser eleita para este último cargo político, com participação na Assembleia Nacional Constituinte que elaborou a Constituição de 1988. Assistente social de formação, nas gestões do marido à frente do Governo da Paraíba e da Prefeitura de João Pessoa, a então primeira-dama se destacou no trabalho social em prol das famílias mais carentes.
O governador João Azevêdo externa condolências aos familiares e amigos neste momento de dor e saudade.
Luciano Cartaxo
O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, emitiu nota de pesar no início da noite desta sexta-feira (8) lamentando o falecimento da ex-deputada federal Lúcia Braga. Com forte presença na vida política paraibana desde a década de 80, Lúcia foi a primeira mulher paraibana eleita deputada federal, participando da elaboração da Constituição Brasileira de 1988, através da Assembleia Nacional Constituinte. Ela era casada com o ex-governador da Paraíba, Wilson Braga.
“Lamento profundamente a perda da ex-deputada e ex-primeira dama da Paraíba, Lúcia Braga, que nos deixou nesta sexta-feira. Nos solidarizamos com a família e amigos, com Wilson Braga, que perde uma grande companheira de toda a vida, uma mulher altiva, que deixa um legado na história política do estado e do Brasil pelo seu pioneirismo e pela forma como representou a força da mulher paraibana”, afirmou Luciano Cartaxo.
Assembleia Legislativa
O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Adriano Galdino, em nome de todos os deputados e servidores da Casa de Epitácio Pessoa, vem a público lamentar o falecimento da ex-deputada estadual Lúcia Braga. Ele também decretou luto do Poder Legislativo por três dias.
Câmara de João Pessoa
A Mesa Diretora da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) expressa seu profundo pesar pelo falecimento da ex-deputada federal constituinte, ex-deputada estadual e ex-primeira dama do Estado da Paraíba, Antônia Lúcia Navarro Braga. Pioneira na inserção feminina na política e assistente social por formação, Lúcia foi um ícone em defesa do amparo aos mais carentes e a primeira mulher a exercer o mandato como deputada federal.
Por sua importância e protagonismo na política, na sociedade e no amparo aos mais carentes, a Câmara Municipal de João Pessoa lamenta a partida de Lúcia Braga e transmite seus votos de solidariedade aos parentes, amigos e admiradores desta grande paraibana.
Gervásio Maia
Foi com imensa tristeza que recebemos a notícia do falecimento da ex-deputada federal Lúcia Braga. A ex-primeira dama estava internada desde a semana passada em um hospital de João Pessoa.
Neste momento de profunda dor nos solidarizamos com parentes e amigos.
Famup
A Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup) lamentou a morte da ex-deputada federal e estadual, Lúcia Braga, aos 85 anos, ocorrido na tarde desta sexta-feira (8) em João Pessoa. Lúcia, casada com o ex-governador da Paraíba, Wilson Braga, estava internada em um hospital particular da Capital deste a última sexta-feira.
“Lamentamos muito o falecimento da ex-deputada Lúcia Braga que tinha um trabalho muito próximo dos mais carentes. Sempre estava disposta a contribuir com a população e desempenhou um papel importante na política paraibana, não apenas como primeira-dama, mas como parlamentar, buscando sempre defender os interesses do Estado e dos paraibanos. Nossos sentimentos e votos de pesar ao ex-governador e a todos os familiares e amigos”, destacou George Coelho, presidente da Famup.
Pedro Cunha Lima
O deputado federal Pedro Cunha Lima (PSDB) lamentou o falecimento da ex-deputada federal Lúcia Braga, nesta sexta-feira (8). Para ele, Lúcia foi uma mulher com destacada atuação na política paraibana, ganhando projeção com coragem e sensibilidade para atender as causas da população mais vulnerável.
“Lúcia Braga militou na política quando poucas mulheres atuavam. Se temos hoje um número ainda reduzido de mulheres enveredando no Parlamento ou no Executivo, imaginemos isso na década de 70, 80. Lúcia foi corajosa em romper as fronteiras e ir a Brasília, atuar na Assembleia Nacional Constituinte. Ela foi a primeira mulher eleita deputada federal pela Paraíba. Sempre esteve atenta às necessidades das pessoas mais carentes”, comentou.
Pedro ressaltou ainda que Lúcia Braga esteve presente em dois momentos marcantes da política nacional. Quando fez parte da Assembleia Nacional Constituinte, que elaborou a Constituição de 1988, e quando participou do impeachment do presidente Fernando Collor, em 1992.
Camila Toscano
A deputada estadual Camila Toscano lamentou, no início da noite desta sexta-feira (8), a morte da ex-deputada Lucia Braga, que estava internada em um hospital da Capital paraibana desde a última sexta-feira (1º) e morreu vítima de pneumonia.
“Tem sido tempos difíceis e notícias de morte durante uma pandemia se tornam ainda mais duras. Lúcia Braga é uma mulher que fez história na política paraibana e se destacou também pelo fato dos cargos políticos serem, em sua totalidade, ocupados por figuras masculinas. Foi protagonista na história da mulher na política e deixa um grande legado para as que ficam e atuam na política, assim como eu”, afirmou Camila Toscano.
A parlamentar tucana deixou ainda uma mensagem aos familiares e amigos. “Aos que faziam parte do convívio diário de Lúcia Braga, familiares e amigos, as preces são para que Deus, em seu infinito amor, conceda conforto aos corações que sofrem com a partida desta grande mulher e que o Pai a receba de braços abertos”, rogou.