PORQUE HOJE É SÁBADO


1 – No mais recente encontro com Aldo Lopes, falamos muito sobre Josinato, o homem que fala difícil porque domina, como ninguém, a língua pátria. E relembramos alguns de seus feitos heróicos e históricos.

2 – Chegou na Capital, vindo de Itaporanga, morou na Casa do Estudante antes de se tornar o Rei do Valentina e conseguiu, por méritos próprios, se tornar funcionário da Secretaria de Comunicação Social do Estado, onde se aposentou.

3 – Entrou no Estado por indicação de Gonzaga Rodrigues, que era o secretário de Comunicação no Governo de Burity. Antes, porém, trabalhou de graça, só pelo prazer de trabalhar, na redação da Secom.

4 – Sempre que via Gonzaga cobrava: “Gonzaga, e minha nomeação”. Gonzaga desconversava, deixava pra depois. E o tempo passando.

5 – Até que um dia, e sempre haverá um dia, o governador Burity foi à Secom despachar no gabinete de Gonzaga e Josinato, furando a fila e forçando a barra, conseguiu adentrar ao ambiente.

6 – E ficou ao lado do secretário, beliscando seu braço e soprando no seu ouvido: “Gonzaga, minha nomeação”.

7 – Tanto pediu, tanto insistiu que Gonzaga, não aguentando mais, interrompeu os afazeres do sisudo Burity e implorou: “Governador, nomeie logo esse galego senão ele vai terminar comendo o meu cu”.

8 – Não sabia ele que Josinato, logo logo, lhe daria a recompensa. Certo dia, na porta da API, Gonzaga espiava o céu e foi surpreendido com o toque de mão do jornalista Josinato Gomes, que se fazia acompanhar de elegante senhor. Olhou para os dois e ouviu Josinato dizer: “Gonzaga, quero lhe apresentar o meu amigo Celso Furtado”.

9 – Até aquele tempo Gonzaga só conhecia Celso de nome. E acalentava o sonho de um dia vê-lo nem que fosse de longe. Viu de perto, com direito a apresentação e tudo mais, graças a Josinato Gomes.

10 – Ontem foi véspera de Natal. Jantamos, cantamos, tiramos retratos, eu bebi umas lapadas de conhaque e fomos dormir. Hoje tem RO, que em francês quer dizer “restdonté”.

11 – E agora lá se vão meus abraços sabadais para Maria do Socorro Sousa, Dal Henriques, José Pereira Lima Neto, Ricardo Pereira, João Luiz Jurema,Gilson Kumamoto,Marcos Pires, Edson Werber, Chico Pinto, Dil Fernandes de Almeida, Mário Gomes Filho, Pedro Marinho, Nelson Negreiros Filho, Neuman Lins, Herbert Fitipaldi, Rafael Holanda Lins e Antonio de Pádua Leite.

12 – Cassado pelos militares, na primeira leva de 64, Jânio passou longas temporadas na Europa. Um dia, ia pela Champs Elysées, em Paris, e um grupo de turistas brasileiros o viu. Um deles perguntou: “Presidente, o senhor sabe quem eu sou?” Jânio ficou uma fera e arregalou os olhos: “Ora, meu caro. Se você, que é você, não sabe quem você é, como iria eu sabê-lo?”.

Site Footer

Sliding Sidebar

O Fuxiqueiro – Todos os direitos reservados.