1 – Atrasei a coluna hoje para registrar o encontro com amigos no Restaurante do Dó, na Praça da Alimentação do Mercado da Torre. Fui autografar o “Lembrar para não esquecer” para Cícero Lima, Nayana Mariano, Comadre Terezinha, Yure Mariano, Bibiu Lucena e Tadeu Florêncio.
2 – A Torre estava festiva. Na mesa ao lado o deputado João Gonçalves juntava a família para comemorar os 20 quilos perdidos a custa do sacrifício alimentar de farinha de trigo, doces e gorduras. Ele próprio comeu mocotó de boi e inhame.
2 -Na outra mesa o vereador eleito Edmilson Soares reunia o seu time para degustar cuscuz com carne guisada, bode cosido e macaxeira.
3 – Damião de Zé de Quinca esteve lá “en passant”, mas logo saiu a procura de Marçal de Batista, que fazia suas compras no outro lado do mercado.
4 – Como era cedo ainda, muitos notívagos e notívagas da noite pessoense acorriam ao local para tirar a ressaca, uns ainda arriscando uns goles de cerveja, outros preferindo o mocotó com cuscuz para repor as energias gastas no exercício etílico.
5 – Lá no portão distante um loira cinquentona colava os lábios nos beiços do namorado. Era tanto beijo que Tadeu arriscou um palpite, de logo subscrito pelo jurista Cícero Lima: – Aquela ali não vai precisar de botox na boca, vai ficar com os beiços do tamanho da hemorróida de botão de finado Antonio Conrado.
6 – Cícero relembrava uma passagem do passado lá em Barra de Santa Rosa. A turma juntou o dinheiro para experimentar a carne nova chegada de Campina para animar o cabaré da cidade. A fila dobrava o salão, cada um esperando sua vez, quando chegou o prefeito e furou a fila. A dona do cabaré apareceu para dar satisfações: – O prefeito furou a fila, mas mandou dizer que está disposto a pagar a trepada de vocês, claro se permitirem que ele fure. Todos concordaram em comer o pão com banha.
7 – A praça da alimentação, antes suja e mal-cuidada, hoje estava limpa de fazer gosto. E o bode de Dó uma gostosura só. Além do bode, o picado, preferência de Edmilson para fazer descer o seu cuscuz grazento.
8 – Como outros integrantes do grupo do cuscuz não puderam comparecer em razão da ressaca da festa de aniversário de Marcos Burrego, marcou-se nova reunião, desta vez para a feira do Zé Américo, sábado vindouro.
9 – E vamos que vamos, pois o livro está vendendo mais do que banana na feira. Já reservei aqui o de Sérgio de Castro Pinto, autor do prefácio e o de 1berto de Almeida, autor do texto de apresentação.
10 – Vou combinar com Vavá da Luz o encontro do troca/troca em Ingá, na sua fazenda Senzala. Na ocasião eu lhe darei o meu e ele me dará o dele. Explico: os livros. Ele receberá o “Lembrar para não esquecer” e eu ficarei com “O livro proibido de Vavá da Luz”.
11 – E agora lá se vão meus abraços sabadais para Romulo Montenegro, Jorge do Detran, Rubens Nóbrega, José Carlos da Silva, Gilberto Carneiro, Ricardo Ramalho, Vitor Hugo Rodrigues, Ricardo Lucena, Lilia Muniz, Harrison Targino, Ricardo Coutinho, Pedro Paulo da Costa, Josinato Gmes, Ramon Moreira, Paulo Emmanuel Rodrigues e Isaias Gualberto.
12 – Joaquim de Joselma conheceu uma moça muito formosa e bastante sexi, apaixonou-se e com menos de um mês marcou casamento Um primo dele, que conhecia a felizarda, o advertiu:
– Joaquim, aquela dona é “furada”.
E Joaquim:
-E eu ligo! Não quero ela para carregar água.