O prazo para declarar o Imposto de Renda 2024 termina nesta sexta-feira (31). De acordo com a Receita Federal, mais de 37 milhões de pessoas já entregaram o documento.
Até o momento, o órgão estima que mais de 60% dos contribuintes têm impostos a restituir, enquanto 20% têm impostos a pagar. Em todo o Brasil, as declarações simplificadas também têm maior porcentual, com 56,9%. Já as declarações pré-preenchidas são pouco mais de 40%.
O primeiro lote da restituição será depositado nesta sexta. A primeira lista contempla grupos prioritários, como idosos, pessoas com deficiência; professores; e contribuintes do Rio Grande do Sul; além de quem usou a declaração pré-preenchida ou optou por receber a restituição via Pix, no começo do prazo.
O prazo foi prorrogado para os moradores de 336 cidades do Rio Grande do Sul, que podem prestar contas com o Leão até o dia 31 de agosto.
A Receita Federal realiza uma atualização e cópia de dados no sistema durante a madrugada e interrompe o recebimento das declarações diariamente, entre 1h e 5h. O contribuinte que deseja enviar a declaração, deve estar atento à inutilização do sistema nestes horários.
A multa mínima para quem atrasar o envio é de R$ 165,74, podendo chegar a 20% do imposto devido no ano.