O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, afirmou nesta segunda-feira (24) que a cobrança para mudar nomes de ruas e bairros que homenageiam ditadores deve ser feita à Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP).
É a primeira vez que o gestor repercute o assunto após o Ministério Público da Paraíba dar um prazo de 15 dias para que a prefeitura elabore um plano com as alterações.
“Primeiro, é uma questão de ser vista por quem bota o nome das ruas, que é a Câmara. Não fui eu que botei, nem sou eu que vou tirar. E segundo, eu respeito muito a história, porque toda a história do mundo tem os que são a favor e que tem que ser contra. Mesmos as coisas erradas fazem parte da história, então eu respeito a história.” afirmou Cícero.
Mudanças propostas
Na semana passada, o MPPB recomendou que a cidade de João Pessoa altere os nomes de bairros, ruas e instituições públicas que homenageiam figuras ligadas à ditadura militar. Ao todo, 11 locais devem ter seu nome modificado. O município tem o prazo de 15 dias úteis para informar se atenderá à recomendação e apresentar as medidas que serão adotadas.
A recomendação faz parte de um processo investigativo conduzido pelos promotores Fabiana Lobo da Silva e Francisco Lianza Neto, que atuam na defesa da cidadania. O objetivo é verificar o cumprimento das diretrizes estabelecidas pelas Comissões Nacional e Estadual da Verdade.