Prefeitura investe na capacitação dos profissionais e apresenta nova Política de Educação Municipal

Uma das grandes marcas da atual gestão da Prefeitura de João Pessoa é a valorização dos profissionais e a excelência do ensino da Capital. Nesta quarta-feira (28), quando é comemorado o Dia Mundial da Educação, a Prefeitura apresenta a nova Política de Educação Municipal para os próximos quatro anos. O documento Política Educacional para o Município de João Pessoa – 2021/2024, que contempla 11 pilares, reflete o compromisso do poder público com a educação de crianças, adolescentes, jovens e adultos.

O prefeito Cícero Lucena ressalta que o seu projeto de governo é cuidar da cidade, de sua gente e, principalmente, priorizar a educação oferecendo a excelência do serviço educacional prestado à população. “Partimos de um documento de Política Educacional que possa nortear a ação governamental, a ação das escolas e dos educadores. Seja através de uma tela ou presencialmente, o ensino precisa ter qualidade. Mais que isso, partimos do pressuposto da importância do conhecimento escolar para a vida cidadã e do cuidado com todas as pessoas”, afirmou.

O projeto da Secretaria de Educação e Cultura destaca como pilares: Criança alfabetizada na idade certa; Inovação pedagógica no ensino fundamental; educação infantil e fortalecimento dos Creis; Educação especial e inclusiva; Educação de Jovens e Adultos; Informação, tecnologia e conectividade; reconhecimento e profissionalização da docência; Gestão democrática das escolas; Estudante motivado e apoiado; Infraestrutura e logística escolar; Arte, literatura e esporte nas escolas.

Segundo a secretária de Educação e Cultura de João Pessoa, América Castro, a sociedade vive tempos difíceis por causa da pandemia de Covid-19, onde alterou completamente a rotina nas escolas e mudou a relação entre professor e aluno. “Nós estamos vindo de um ano em que o aprendizado caiu a níveis preocupantes. Por isso, são tão importantes e necessárias essas políticas públicas voltadas para a educação. Elas são centradas no professor, nos estudantes, mas também nos meios de se fazer a escola acontecer com qualidade, como pede o século XXI”, observou.

Capacitação dos profissionais – Também neste Dia Mundial da Educação, é possível perceber a valorização dos profissionais pelas inúmeras formações e capacitações que eles já passaram este ano. Para enfrentar essa nova realidade do ensino, todos os professores do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), além de técnicos da Sedec participaram, pela primeira vez, de um curso de formação voltado para o trabalho com as tecnologias e o ensino remoto.

Jofem – A Jornada de Formação de Educadores Municipais foi criada durante a primeira gestão do prefeito Cícero Lucena e fez uma verdadeira revolução na educação de João Pessoa, com importantes conquistas para professores e alunos. Em fevereiro deste ano, a Jofem foi retomada com a 9ª edição, de forma online pelo canal do YouTube da Prefeitura de João Pessoa. Ao todo, participaram mais de quatro mil professores e técnicos da Secretaria de Educação de João Pessoa. Os participantes assistiram a palestras sobre práticas docentes em tempo de pandemia, tecnologias digitais no presente e no futuro da escola, e saúde e educação em tempos de pandemia.

Educação digital – Mais de 71 mil alunos matriculados na Rede Municipal de Ensino poderão contar com os recursos do Google for Education para assistir aulas online. A plataforma, que possibilita o aprendizado em qualquer lugar, hora ou dispositivo, conta com ferramentas de comunicação e colaboração para aulas remotas.

Site Footer

Sliding Sidebar

O Fuxiqueiro – Todos os direitos reservados.