A primeira-dama do Estado, Ana Maria Lins, participou, na tarde desta terça-feira (7), em Campina Grande, de um evento em que se discutiu a integração das mulheres da Segurança Pública e do Governo no atendimento da população. Durante o encontro, denominado “Chá da Tarde — Mulheres, seu papel no Governo e na Segurança Pública”, foram abordadas diversas ações que poderão ser adotadas para melhorar ainda mais a vida da população paraibana. Na ocasião, Ana Maria anunciou que o Instituto Professor Joaquim Amorim Neto, referência no atendimento a crianças com microcefalia na Rainha da Borborema, passará a contar com o apoio do Governo do Estado.

O primeiro chá de integração entre as mulheres da Segurança Pública e do Governo do Estado, além da primeira-dama Ana Maria Lins, contou, ainda, com a presença de Camila Mariz, segunda-dama do Estado; Rosália Lucas, secretária de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setde); Valéria Aragão, secretária executiva da Economia Solidária; Jousilene Sales, diretora do Centro Integrado de Comando e Controle de Campina Grande, entre outras autoridades.

Durante o encontro, que abordou temáticas como “O Panorama das Mulheres da Segurança Pública na Paraíba”, Ana Maria Lins destacou que o momento é importante na medida em que oferece oportunidade de diálogo entre as mulheres que atuam no Governo do Estado. “Nesta gestão, muitas mulheres têm ocupado espaço de chefias, em secretarias, nas forças de segurança. Por isso, é muito importante esse diálogo, para que a gente se escute e discuta maneiras de ajudar ainda mais aqueles que mais precisam”, disse.

Em seu discurso, a primeira-dama ressaltou uma série de ações do Governo do Estado no fortalecimento das políticas públicas em prol das mulheres. “A política pública em defesa da mulher atua em diversas frentes. Ainda na Segurança, o Estado tem apoiado diversas ações de ressocialização, como o ‘Castelo de Bonecas’, que simboliza a oportunidade de um recomeço, de mudança de vida, porque todas merecem uma segunda chance”, disse, destacando outras iniciativas que têm mudado a realidade das paraibanas, a exemplo do Programa do Artesanato Paraibano, do qual ela é presidente de Honra, e o ‘Paraíba Primeira Infância’, criando as condições para que mães possam ingressar ou continuar no mercado de trabalho.

A segunda-dama Camila Mariz abordou o tema “A importância das mulheres nas ações sociais e sua contribuição com a segurança pública”. Para Camila, é fundamental que a mulher conheça a sua identidade para uma contribuição efetiva na sociedade. “Cada uma de nós que está aqui construiu uma história, e este momento é muito importante para que a gente se conheça, fale um pouco de sua trajetória. Nós não somos apenas as funções das quais estamos investidas; nós não somos apenas as circunstâncias, primeira-dama do Estado ou segunda-dama do Estado, por exemplo. Somos muito mais do que isso”, completou.

Já a secretária Rosália Lucas fez sua abordagem sob o prisma da importância das mulheres na segurança pública e no desenvolvimento econômico da Paraíba. “O desenvolvimento econômico está muito atrelado à política de segurança pública. E esse setor sai ainda mais fortalecido com o olhar feminino, com a nuance feminina, investida de muita competência e firmeza”, comentou, destacando também a importância de mais espaços femininos serem ampliados.

Para a vereadora de Campina Grande Eva Gouveia, as ações do Poder Legislativo são fundamentais no fortalecimento de políticas públicas em prol das mulheres. “Procuramos desenvolver o nosso mandato que atenda a essa propósito, que é trabalhar em prol das mulheres, seja com requerimentos, sessões especiais ou até mesmo projetos de lei. E um encontro desses me deixa muito feliz”, comentou.

A vereadora Jô Oliveira, também da Rainha da Borborema, destacou a importância do encontro. “É um momento em que se discutem decisões, através das mulheres, que beneficiam toda a coletividade — e estou falando especificamente da cidade de Campina Grande”, comentou.

A diretora do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC)  de Campina Grande, tenente-coronel Jousilene Sales e uma das organizadoras do evento, falou da expectativa para o evento. “É um momento de interação, de integração, em que vamos discutir maneiras, tanto na Segurança Pública quanto em outras áreas, de sermos úteis cada vez mais à população paraibana, colaborando com uma sociedade mais justa”, comentou.

O encontro teve ainda a participação de Sileide Azevedo, coordenadora das Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher; Hertha de França Costa, da Delegacia de Crimes Ambientais; Nercília Quirino Dantas Aguiar, coordenadora de Polícia Civil no CICC; Anairis Almeida, diretora do presídio Feminino de Campina Grande; e Luciana Firme de Souza, oficial regulador do CICC, entre outras autoridades.