Projeto de Marcos Bandeira permite circulação de motocicletas nas faixas exclusivas de ônibus, para reduzir número de acidentes e dar mais fluidez ao trânsito da Capital


Projeto de indicação do vereador Marcos Bandeira (PMB) permite a circulação de motos nas faixas exclusivas para ônibus, em João Pessoa. A iniciativa está sendo bem aceita por motociclistas e instituições que os representam, entre as quais o Sindicato dos Motoboys. A perspectiva é que diminua o número de acidentes e haja maior fluidez na circulação de veículos na cidade, atualmente um verdadeiro caos.

Para se ter uma idéia, o Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, registrou, no ano passado, um crescimento no número de atendimentos às vítimas de acidentes de trânsito, com destaque para os casos de atropelamentos, que aumentaram 20%. De acordo com o setor de estatística da unidade de saúde, de janeiro a dezembro, 10.508 pessoas deram entrada na unidade, sendo que 76% foram somente de motos (8.032), seguidos por atropelamento (900), automóvel (852), bicicleta (707) e ônibus (18). Os números de 2023 não são diferentes.

De acordo com o projeto de indicação do vereador, a circulação de motocicletas acontecerá em todas as vias que já têm faixas exclusivas para circulação de ônibus, táxis e transporte escolar no município de João Pessoa. E será direcionada, principalmente, às regiões de maior concentração de veículos, nos horários de maior fluxo registrados pela Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob).

A expectativa do vereador Marcos Bandeira é de que a sua indicação seja submetida, o quanto antes, à análise dos órgãos municipais competentes e, dentro da viabilidade orçamentária e financeira da Prefeitura Municipal, o prefeito Cícero Lucena tome as providências cabíveis para o encaminhamento à Câmara Municipal do referido projeto, “que vai permitir maior fluidez no trânsito e diminuir expressivamente o número de acidentes envolvendo motocicletas”, enfatizou.

Site Footer

Sliding Sidebar

O Fuxiqueiro – Todos os direitos reservados.