Quadro infeccioso respiratório mata Marco Maciel em Brasília; veja a repercussão

Morreu, na madrugada deste sábado (12), o ex-vice-presidente da República Marco Maciel. O pernambucano estava internado em um hospital particular do Distrito Federal desde o dia 29 de março. De acordo com os médicos, ele faleceu em decorrência de um “quadro infeccioso respiratório”.

FOTOS: confira a trajetória do político em imagens

O velório acontece no Senado Federal, fechado para parentes e amigos, das 14h30 às 16h30. O enterro está marcado para as 17h, no cemitério Campo da Esperança, também em Brasília.

Ao longo da carreira, o político atuou como deputado, senador e governador de Pernambuco. Ele exerceu ainda o mandato de vice-presidente durante o governo de Fernando Henrique Cardoso, de 1995 a 2003. Em 2014, ele foi diagnosticado com Alzheimer.

No Twiter, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) lamentou a perda. “Morreu hoje Marco Maciel. Exerceu a vice-presidência nas duas vezes em que fui presidente. Se me pedirem uma palavra para caracteriza-lo diria: lealdade. Viajei muito, sem preocupações: Marco exercia com competência e discrição as funções que lhe correspondiam. Deixa saudades.”

O governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), decretou luto oficial de sete dias.

Ex-vice-presidente do Brasil, o pernambucano Marco Maciel morre em Brasíliahttps://tpc.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

Veja, abaixo, a repercussão da morte.

Fernando Henrique Cardoso (PSDB), ex-presidente da República

“Morreu hoje Marco Maciel. Exerceu a vice-presidência nas duas vezes em que fui presidente. Se me pedirem uma palavra para caracteriza-lo diria: lealdade. Viajei muito, sem preocupações: Marco exercia com competência e discrição as funções que lhe correspondiam. Deixa saudades.”

Hamilton Mourão, vice-presidente da República

“Neste sábado, o Brasil se despede do ex-vice-presidente Marco Maciel. Político com extrema capacidade de negociação e dotado de espírito público, contribuiu para o engrandecimento do Brasil, sempre pautado pela ética e probidade. Meus sentimentos aos familiares e amigos.”

Paulo Câmara (PSB), governador de Pernambuco

“Com a morte de Marco Maciel, o Brasil perde um político que sempre esteve aberto ao diálogo e ao entendimento. Ao longo de sua trajetória como deputado, governador, senador, ministro e vice-presidente da República, Marco Maciel defendeu suas posições com ética e elevado espírito público. Características que também o destacaram na Academia Brasileira de Letras. Presto minha solidariedade à dona Anna Maria Maciel, aos filhos e demais parentes e amigos. Fica decretado luto oficial de sete dias, em homenagem a esse grande pernambucano.”

Rodrigo Pacheco (DEM), presidente do Congresso Nacional

“É com tristeza que recebo a notícia, neste sábado (13), do falecimento de Marco Maciel, que foi governador de Pernambuco, senador e vice-presidente da República no governo Fernando Henrique Cardoso. O pernambucano lutava há 7 anos contra o mal de Alzheimer. Sua partida inflige enorme perda para a política brasileira e a arte da conciliação. Meus sentimentos à sua família, amigos e admiradores.”

João Doria (PSDB), governador de São Paulo

“Triste com a morte do ex-vice-presidente da República, Marco Maciel. Aos familiares e amigos minha solidariedade neste momento de dor.”

Onyx Lorenzoni (DEM), ministro da Secretaria-Geral da Presidência

“O extraordinário ser humano Marco Maciel foi hoje para a morada dos céus. Que Deus conforte a todos da família e os amigos. Marco era dotado de uma inteligência e cultura excepcional, lealdade , seriedade e amor pelo Brasil , foi um exemplo.”https://tpc.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

João Campos (PSB), prefeito do Recife

“O Brasil e Pernambuco perdem um grande político, o recifense Marco Maciel. Em 45 anos de vida pública ocupou diversos cargos, culminando com a vice-presidência da República, por dois mandatos. Sempre fazendo política buscando construir pontes e entendimentos. Minha solidariedade à família e aos amigos. Que possam encontrar conforto neste momento de dor. Estou decretando luto oficial por três dias no Recife.”

Eduardo Paes (MDB), prefeito do Rio

“No auge da falta de racionalidade e da incapacidade de construir consensos em prol do Brasil, perdemos o homem público brasileiro cuja trajetória foi marcada por essas qualidades. Meus sentimentos aos familiares e amigos.”

Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal

“Meus sentimentos à família de Marco Maciel, jurista e político que honrou o exercício da atividade pública e dignificou a vice presidência da República.”

Humberto Martins, presidente do Superior Tribunal de Justiça

“É com pesar que recebo a notícia do falecimento do ex-vice-presidente da República Marco Maciel. Advogado, professor e político, o pernambucano Marco Maciel também foi deputado, governador e senador, tendo exercido com zelo e eficiência todos os cargos, prestando relevantes serviços ao país. Deus conforte os seus familiares, ao tempo que apresento minhas condolências e solidariedade.”

Ronaldo Caiado (DEM), governador de Goiás

“Assumiu a presidência da República 87 vezes nos oito anos em que foi vice de Fernando Henrique Cardoso. Considerado um artífice do entendimento, construiu sua trajetória como o homem da conciliação, com contribuições decisivas para o processo histórico brasileiro, ao atuar na linha de frente que resultou no fortalecimento da democracia.

Pai de família e líder de princípios sólidos, fez da política a arte da construção ao abrir infinitas portas para o diálogo e o ordenamento institucional.

Exemplo de dignidade e de espírito público, perdemos uma unanimidade política, um verdadeiro estadista cuja biografia deve servir como exemplo para o Brasil, especialmente neste momento tão tristemente marcado pelo acirramento ideológico e pela cega confrontação.”

Mendonça Filho (DEM-PE), deputado federal

“No momento que o país precisa construir consensos, o Brasil perde o maior símbolo da política do diálogo: o pernambucano Marco Maciel. O Democratas perde um de seus maiores líderes. Perco um amigo, conterrâneo e exemplo de ética a ser seguido, uma referência pessoal e política.”

Danilo Cabral, líder do PSB na Câmara dos Deputados

“Pernambuco perdeu Marco Maciel. Sua trajetória como deputado, senador, governador e vice-presidente teve o símbolo da correção e lealdade aos seus princípios. Cultivou, na vida pessoal e política, o valor do respeito e a fidalguia com as pessoas, que tanto faz falta hoje ao Brasil.”

Tasso Jereissati (PSDB-CE)

“Hoje é um dia muito triste para a política e para os brasileiros. Perdemos um dos homens públicos mais honrados de sua geração. Marco Maciel foi um homem sério, digno e coerente, que nunca mudou suas convicções e posições durante toda sua carreira.”

Álvaro Dias (Podemos-PR), senador

“Falece Marco Maciel, ser humano exemplo. Cordial, discreto, estudioso, construtivo , deixa sua marca e coleção de bons exemplos. Meus sentimentos! Solidariedade à família e amigos.”

Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), senador

“O Brasil perde um de seus mais ilustres filhos. Com uma trajetória política marcada pela integridade e compromisso com interesse público, Marco Maciel foi exemplo de diálogo e conciliação em todos os cargos que ocupou. Como vice-presidente da República, soube a exata dimensão do cargo, que exerceu com ponderação sempre em busca do bem comum. Como governador de Pernambuco, trabalhou pelo desenvolvimento do semiárido, missão que ainda nos desafia. Deixa um legado que inspira todos aqueles que acreditam que a política é um instrumento de transformação do país. Meus sinceros sentimentos e solidariedade à família e aos amigos.”

Antonio Anastasia (PSD-MG), senador

“Recebi com tristeza a notícia do falecimento do ex-vice-presidente e ex-senador Marco Maciel. Tivemos uma relação muito próxima e cordial em Brasília, durante o governo do Presidente Fernando Henrique Cardoso. Marco Maciel era a educação em pessoa, gentil e generoso, preocupado com o País e com seu desenvolvimento, dedicado ao povo brasileiro. O Brasil perde hoje um homem público exemplar. Levo a todos os seus amigos e familiares os meus sinceros sentimentos e meu abraço solidário.”https://tpc.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

Baleia Rossi (MDB-SP), deputado federal

“Lamentamos a morte do ex-vice-presidente da República Marco Maciel. Ele também foi deputado, governador e senador pelo Estado de Pernambuco. Pela Frente Liberal, Maciel teve papel importante na reabertura democrática do país. Sobretudo na construção na candidatura de Tancredo Neves em 1985. Nossas condolências a amigos, familiares e também aos colegas do Democratas, agremiação política que Marco Maciel integrou.”

Silvio Costa Filho (Republicanos-PE), deputado federal

“Lamento profundamente a morte do ex-governador, deputado, senador e vice-presidente Marco Maciel. Um homem que sempre cultivou a boa política, o diálogo e o amor pelo Estado e pelo Brasil. Marco Maciel é uma grande referência para todos nós. Sempre trabalhou em defesa dos interesses de Pernambuco.

Sem dúvida alguma, é um exemplo para a nossa geração. Sempre foi um homem sereno, equilibrado, que procurou fazer política respeitando a todos, independentemente de posição partidária, ideológica ou social. Nesse momento de dor, me solidarizo com todos os familiares e amigos que ele construiu ao longo da vida pública.”

Fernando Monteiro (PP-PE), deputado federal

“A partida de Marco Maciel, marco de Pernambuco, representa a perda também de parte importante da história política do nosso estado e do País. Marco Maciel deixa a todos nós o legado de um homem público sempre aberto ao diálogo sem esquecer de suas convicções. Meus sentimentos a toda a família e amigos. Que Deus conforte a todos neste momento tão difícil.”

Ciro Gomes (PDT), ex-candidato à Presidência

“Lamento a morte do ex-vice-presidente do Brasil, Marco Maciel. Homem decente e de espírito público, dignificou as melhores tradições pernambucanas na política brasileira. Meus sentimentos à família e amigos.”

Professor Lupércio (Solidariedade), prefeito de Olinda

“Um homem que desde muito jovem ocupou funções destacadas e assumiu grandes responsabilidades como deputado estadual, federal, presidente da Câmara, senador, ministro da Educação, além dos cargos anteriormente citados e outras honrosas missões assumidas por ele.https://tpc.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

A cidade de Olinda e todos os olindenses têm uma gratidão histórica com Marco Maciel. O nosso título de Patrimônio Cultural da Humanidade, conferido pela Unesco, foi obtido em 1982, último ano da administração dele no governo de Pernambuco.

Um dos traços mais marcantes da personalidade de Marco Maciel foi a sutileza, que ele soube utilizar junto com o diálogo e a tolerância no bom trato de fazer política. Professor Lupércio se solidariza com familiares e amigos de Marco Maciel”.

Anderson Ferreira (PL), prefeito do Jaboatão dos Guararapes

“Pernambuco e o Brasil perderam hoje um dos políticos de maior envergadura e liderança. Marco Maciel exerceu com maestria todos os cargos que ocupou como secretário deputado, senador, governador, ministro e vice-presidente da República. Sua ética, o estilo discreto e ao mesmo cativante eram as suas marcas. Meus sentimentos à família neste momento de perda”.

Augusto Coutinho (Solidariedade-PE), deputado federal

“Eu e minha mulher Isabela Coutinho lamentamos profundamente a morte de Marco Maciel, grande referência política para mim e toda uma geração em Pernambuco. Presto minha solidariedade à família, em especial à mulher Anna Maciel, seus filhos Gisela, Cristiana e João Maurício, e aos amigos nesse momento de dor.

Deputado federal, deputado estadual, senador, governador, ministro da Educação e vice-presidente da República em duas ocasiões, durante a gestão do presidente Fernando Henrique Cardoso. Passou por todas essas funções trabalhando incansavelmente pelo nosso estado e deixando um legado de honestidade, humanidade e lealdade a Pernambuco.

A sua dignidade, honestidade e espírito democrático na vida pública é um orgulho de Pernambuco e é um exemplo para esse Brasil que precisa tanto de homens como ele. A política brasileira fica mais pobre sem o nosso Marco.”

Armando Monteiro (PTB-PE), ex-senador e ex-deputado federal

“Como político, Marco Maciel encarnou as maiores virtudes republicanas, honradez e dedicação às melhores causas. Como cidadão exemplar, nos deixou lições de moderação, equilíbrio e civilidade, que devem ser sempre valorizadas, especialmente neste tempo em que vivemos. Uma grande perda para o Brasil. O meu abraço a Dona Ana Maria e familiares.”https://tpc.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

ACM Neto (DEM), ex-prefeito de Salvador

“Marco Maciel foi um dos fundadores e um dos mais importantes quadros do nosso partido. Com sua exemplar atuação na vida pública, escreveu uma história irretocável de dedicação ao nosso país.”

Priscila Krause (DEM-PE), deputada estadual

“Hoje é um dia de tristeza e despedida de um dos homens públicos mais importantes de Pernambuco e do Brasil. Para mim, um líder, um grande amigo meu, de meu pai e de minha mãe, o padrinho de meu marido, uma das minhas principais inspirações na política, Marco Maciel.

Com ele me orgulho de ter aprendido a fazer política com ética, diálogo e respeito à coisa pública. Tive a honra e sorte de ainda jovem vivenciar de perto experiências e exemplos do que na prática é democracia, baseada nos mais nobres preceitos da República. A Escola Macielista.

Com o coração apertado, deixo meu abraço especial para Anna Maria, seu amor de uma vida inteira, seus filhos Gisela, Cristiana e João Mauricio, em nome de toda a família e a seus inúmeros amigos.”

Antonio Coelho (DEM), líder da oposição na Alepe

“O Brasil e Pernambuco se despedem, neste sábado, de um dos seus principais líderes políticos. Homem do diálogo, Marco Maciel sempre foi referência na vida pública pela sua incessante busca pelo entendimento e pelo consenso, mesmo entre aqueles que dele discordavam. E foi ancorado na defesa da democracia, nos valores de integridade, moralidade e compromisso público que construiu uma vitoriosa trajetória política e de trabalhos prestados ao nosso estado e ao nosso país quando ocupou cargos importantes na política nacional: vice-presidente da República, ministro, governador de Pernambuco, senador, deputado estadual e federal.

Marco Maciel soube honrar o seu povo, o nosso Pernambuco, e deixa-nos um legado desafiador em tempos atuais de tanta polarização: fazer política com ponderação e sempre em busca do bem comum. Desse grande líder, ficarão guardadas a admiração e a inspiração de trabalhar pelo nosso povo. A familiares e amigos, os meus sinceros sentimentos!”https://tpc.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

Wanderson Florêncio (PSC), deputado estadual

“Lamento profundamente o falecimento do ex-governador de Pernambuco e ex-vice-presidente da República Marco Maciel, que passou pela vida pública sem deixar nenhuma mancha. Político aberto ao diálogo, fiel aos correligionários e respeitoso com os adversários, Marco não tinha inimigos. Paciente e homem de muita fé, deixou um grande legado e inspirou muitos políticos que trabalharam e cresceram ao seu lado. Deixo um abraço fraterno a todos os familiares e desejo que Deus possa confortar a esposa Ana Maria Maciel, filhos e netos.”

Roberto Magalhães (DEM), ex-governador de Pernambuco

“Para todos aqueles que acompanharam Marco Maciel em sua carreira política, e em especial os que foram seu amigo, como é o meu caso, é muito grande a perda e a saudade. Ele teve uma importância muito grande para quantos iniciaram voo, tiveram participação sob sua liderança em suas respectivas carreiras na política. Agora, o momento é de homenageá-lo. Por tudo que fez e conservar a sua lembrança como exemplo a ser seguido pelos mais jovens.”

Joaquim Francisco, ex-governador de Pernambuco

“Pernambuco e o país perderam um grande homem público. Um homem dedicado a estudar a solução dos grandes problemas nacionais. Entendeu a vida pública como um sacerdócio. E dedicou-se a ela com toda a sua capacidade, a sua inteligência e o seu conhecimento.

Foi no governo de Fernando Henrique Cardoso, quando ele foi vice-presidente da República, durante oito anos, que se pôde ver de forma marcante a atuação e a dimensão de Marco Maciel.

Teríamos, sem dúvidas, inúmeras crises que afetariam a vida nacional se não fosse a sua interferência. Honestidade e capacidade de cumprir compromissos foram duas de suas marcas mais significativas ao longo de toda a sua vida. Acho que o Brasil perde um grande colaborador. Nós todos perdemos.”

G1

Site Footer

Sliding Sidebar

O Fuxiqueiro – Todos os direitos reservados.