A eleição deste ano caminha para ser a do não voto de jeito nenhum e a pesquisa DataFolha oferece algumas pistas do cenário que se desenha em outubro. Dos eleitores brasileiros, 54% afirmam que não votariam em Jair Bolsonaro (foto) de jeito nenhum no pleito de outubro, informa a nova pesquisa presidencial do Datafolha, divulgada ontem (26). A rejeição ao presidente se manteve estável: em março, era de 55%.
“Os dois levantamentos, no entanto, não são comparáveis, já que houve mudanças no cenário com inclusão ou retirada de pré-candidatos”, ressalta a Folha. Sergio Moro e João Doria, presentes no levantamento de março, não aparecem desta vez.
O segundo pré-candidato mais rejeitado é Lula, com 33% dos eleitores dizendo que não votam no petista de jeito nenhum. O número, porém, caiu quatro pontos —fora da margem de erro— em relação a março, quando sua rejeição era de 37%.
A pesquisa avaliou também o quanto os pré-candidatos são conhecidos pelos eleitores. Entre os entrevistados, 99% afirmaram conhecer Lula, e 98% disseram conhecer Bolsonaro. Ciro Gomes (PDT), por sua vez, é conhecido por 91%. Simone Tebet, do MDB, é conhecida por apenas 29%; André Janones, do Avante, com forte presença nas redes sociais, tem 31% de conhecimento.