Romaria de Nossa Senhora da Penha reúne milhares de fiéis em retomada após pandemia


Os cantos e preces destinados à Nossa Senhora da Penha retomaram as ruas de João Pessoa neste sábado (26). Durante toda a noite e madrugada deste domingo (27), milhares de fiéis caminharam em procissão da Igreja de Lourdes, no Centro, até o Santuário da Penha, em rito de 259 anos de tradição que não ocorria desde 2019, devido à pandemia de Covid-19. O cortejo foi acompanhado pelo prefeito Cícero Lucena e a primeira-dama Lauremília Lucena.

“Para mim é motivo de muita alegria, pois a procissão resgata uma tradição religiosa importante da cidade. Participo há mais de 25 anos dessa procissão e, depois da pandemia, nada melhor do que estar aqui novamente pedindo bênçãos e proteção”, afirmou o prefeito.

O percurso, marcado pela demonstração de fé dos romeiros, tem 14 km de extensão, saindo da Igreja de Lourdes, na Avenida João Machado, logo após missa ministrada pelo Padre Francisco de Assis Azevedo. “Esta é a segunda maior manifestação mariana em todo o Brasil, depois do cirio de Nazaré, em Belém, e uma grande manifestação da fé dos paraibanos”, destacou.

A caminhada seguiu pela Avenida Dom Pedro II, bairro dos Bancários e Av. Hilton Souto Maior até o bairro da Penha, onde se localiza o Santuário dedicado à Santa. No local, o evento foi encerrado com celebração liderada pelo arcebispo da Paraíba, Dom Manoel Delson.

Entre os muitos motivos de agradecimento, se destacou a alegria pela vitória sobre a Covid-19. Foi o caso de Elenice Florêncio, que dedicou a Nossa Senhora da Penha a saúde do sobrinho Bruno Ricardo. “Ele passou mais de um mês intubado e queremos agradecer essa vitória. É uma emoção muito grande, pois foi um período de muito medo e sofrimento, mas deu tudo certo”, contou emocionada.

Amanda Gomes também aproveitou para cantar e dançar em agradecimento. “Este momento representa muito ao povo católico. Não é de hoje que venho e este ano agradeço pela saúde da minha mãe e da minha filha, já que eu estava grávida na pandemia, peguei Covid, e ela nasceu bem e sã”, disse.

Operação – A realização da 259 Procissão de Nossa Senhora da Penha contou com o apoio da Prefeitura de João Pessoa em diversos setores. Agentes da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) realizaram bloqueios, desvios e deram orientações aos condutores para garantir a segurança viária no percurso.

A Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) também montou operação de limpeza antes e depois da passagem dos fiéis. A Guarda Civil Metropolitana reforçou a segurança em todo o trajeto e a Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) levou atrações musicais cristãs para abrilhantar a romaria.

Recrudescimento do coronavirus leva Tribunal de Justiça a suspender até 28 de março o retorno da atividade 100% presencial

Secretaria de Esportes de João Pessoa promove Festival João Pessoa Fitness neste sábado

Paraíba tem 600.898 casos confirmados de coronavirus e 10.199 mortes

Site Footer

Sliding Sidebar

O Fuxiqueiro – Todos os direitos reservados.