O presidente da Rússia Vladimir Putin anunciou nesta terça-feira (11), o registro da primeira vacina contra à Covid-19 do mundo. O ministro da Saúde da Rússia, Mikhail Murashko, disse que a droga mostrou eficácia e segurança contra a doença. Ainda segundo a autoridade de Saúde do país, a própria filha do presidente foi vacinada.
A vacina, criada artificialmente sem nenhum elemento do novo coronavírus em sua composição, está na forma liofilizada e representa um pó para preparar uma solução administrada por via intravenosa, informa a RT.
Ao anunciar que uma das suas filhas tomou a vacina contra o coronavírus, Vladimir Putin disse que “a vantagem dessa vacina é que ela é baseada em adenovírus humanos. Trabalha com mais precisão e cria uma imunidade forte”.
Putin especificou que a vacinação da população deve ser realizada exclusivamente de forma voluntária, acrescentando que espera que a produção em massa do medicamento comece em breve.
O ministro da Saúde da Rússia, Mikhail Murashko, afirmou que a vacina será produzida pelo Centro Nacional de Pesquisa de Epidemiologia e Microbiologia Gamaleya e pela empresa Binnofarm.
Nesse contexto, declarou que seus ensaios clínicos continuarão, nos quais participarão milhares de pessoas. “Os desenvolvedores da vacina prepararam os documentos para a realização de futuras investigações clínicas com a participação de vários milhares de pessoas. Para a vigilância rápida do estado de saúde dos vacinados e o controle de eficácia e segurança, o Ministério da Saúde da Rússia cria um contorno digital exclusivo que permite o monitoramento da segurança e qualidade dos medicamentos em todas as fases do ciclo de vida”, disse Murashko.