Saúde da Paraíba monta plano emergencial de prevenção para possíveis casos de coronavírus

O secretário de Estado da Saúde, Geraldo Medeiros, durante coletiva nesta sexta-feira (31), afirmou que a Paraíba está preparada para receber possíveis casos do coronavírus. Após o alerta da Agência Mundial de Saúde sobre a situação de emergência global feito no último dia (30), o gestor afirmou que o Estado vem adotando desde então um plano de precaução e mobilização dos profissionais de saúde para realizarem o primeiro atendimento no sentido de prevenção em algum caso suspeito.

Na Paraíba, o Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW-UFPB/Ebserh) e o Clementino Fraga, em João Pessoa, além do Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC), em Campina Grande, foram preparados para atender os possíveis casos por terem um perfil que já trata desse tipo de doença.

Ainda segundo o secretário, o HULW tem três leitos na Unidade de doenças infecto parasitais e um na pediatria preparados para receber possíveis casos. Já o HUAC tem um leito de UTI de isolamento e dois de enfermaria. O Clementino Fraga servirá, no momento, para observar os casos suspeitos, sendo a referência na Paraíba para a análise. Nele, também estão preparados 18 leitos de enfermaria.

Por fim, Geraldo afirmou que qualquer paciente que se encaixe no perfil de febre, tosse ou dificuldade para respirar, dentro de um período de 14 dias após viagem para China ou contato direto com pessoa com caso confirmado de coronavírus, esse deve procurar uma unidade de saúde que providenciará a transferência para a unidade de serviço especializada mais próxima.

Site Footer

Sliding Sidebar