Secretária da Saúde destaca aumento de infecções por coronavírus em crianças e Hospital do Valentina poderá ser exclusivo para covid


A secretária de Saúde de João Pessoa, Margareth Diniz, comentou em entrevista ao Programa Tribuna Livre, da TV Arapuan, nesta segunda-feira (7), que a situação de ocupação dos leitos de UTI e enfermaria na Grande João Pessoa é preocupante e que haverá uma reunião à tarde para definir a reversão do Hospital do Valentina para atender 100% covid-19.

“É uma preocupação enorme, a região metropolitana já tem mais de 80% dos leitos de UTI e enfermaria ocupados. Em João Pessoa são 111 leitos de enfermaria com ocupação de 78% e 70 leitos de UTI com ocupação de 74%. Sendo que o hospital Prontovida já foi invertido”, disse.

A respeito do Prontovida, a secretária revelou que dos 40 leitos de UTI, 83% estão ocupados. A ocupação do hospital do Valentina chega a 100%, pois são 30 leitos com 28 ocupados e duas crianças em testagem.

“A orientação do prefeito é que façamos nossa parte e de forma célere o Prontovida já foi transformado. O hospital do Valentina está invertendo e a UPA dando apoio. Agora depende do plano do estado, feito para este cenário de crescente de pessoas com diagnóstico positivo.”, afirmou.

A secretária lembrou que existem mais de 50 mil pessoas que não tomaram a segunda dose e que a prefeitura está com duas ações. Uma delas é a busca ativa, telefonar para saber porque não foram e fazer algo a respeito. Já a segunda é abrir vacinação sem agendamento no shopping Mangabeira, das 18h às 22h. “As pessoas podem tomar sem agendamento. É preciso completar o ciclo da vacina, se observar os dados que temos hoje de ocupação de leitos, a maioria são pessoas que não se vacinaram ou não completaram o ciclo vacinal. As pessoas acham que a ômicron tem sinais mais leves, mas isso é graças a vacinação. Se não toma, corre o risco de evoluir o agravamento e até morrer”, completou.

Reunião

A secretária vai se reunir ainda hoje com a diretoria do Hospital do Valentina para que possa inverter o hospital para covid 100%. “Considerando o aumento da demanda em crianças, vamos firmar um TAC. O Hospital do Valentina precisa ter leitos de saúde mental, são 8, mas se possível vamos fazer esse remanejamento dessas crianças que não estão com covid, talvez seja possível fazer essa inversão começando de hoje”, disse.

Site Footer

Sliding Sidebar

O Fuxiqueiro – Todos os direitos reservados.