O secretário de Saúde do Estado, Geraldo Medeiros, acusou a classe médica da Grande João Pessoa de estar sendo omissa no momento em que a Paraíba, assim como o mundo todo, enfrente a pandemia de coronavírus, que já matou mais de 9 mil pessoas no país.
Segundo Geraldo Medeiros, Os médicos, principalmente os mais jovens, que estão fora da classe de risco, provavelmente por medo, não estão atendendo a convocação feita para atuarem no combate à Covid-19 na Paraíba.
“Infelizmente, a classe médica da grande João Pessoa está sendo omissa num momento como esse, de emergência em saúde pública, em que os médicos, principalmente os médicos que não pertencem ao grupo de risco, isto é, abaixo de 60 anos, independente da especialidade, eles estão sendo convocados para aderirem a esses editais e evitar o que está ocorrendo, uma dificuldade enorme de nós formarmos grupos de plantonistas”, afirmou.
Tocador de áudio
Segundo o secretário de Saúde do Estado, alguns médicos estão atuando erroneamente, pedem para colocar o nome nas escalas e, dois dias, 24 horas antes, avisa que não quer mais.
Segundo ele, isso não pode ocorrer, porquê o médico tem a obrigação de esperar pelo menos 30 dias e dar o aviso, a partir do momento que ele está incorporado ao serviço.
“É essa a grande dificuldade atual, mobilizar os médicos da grande João Pessoa, principalmente da cidade de João Pessoa. Os médicos jovens, independente de especialidade, eles podem aderir ao programa, serem treinados e, mesmo aqueles que pertencem a especialidades que não sejam terapia intensiva, clínica médica ou infectologia, eles podem se inscrever, que tenham experiência, e com isso eles podem ser treinados, capacitados Precisamos de médicos nesse momento”, frisou Geraldo Medeiros.