O secretário de Saúde do Estado, Geraldo Medeiros, disse nesta sexta-feira (16) que os números de mortes e de pessoas infectadas com o novo coronavírus devem continuar subindo no estado.
Informações repassadas pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) ao consórcio de veículos de imprensa divulgados ontem (15) apontam alta de 19% na variação da média móvel de 14 dias de casos de Covid-19 na Paraíba, fazendo com que o estado retorne para a bandeira vermelha.
“É o cenário que nós já anunciávamos, alertando a população, as aglomerações que ocorreram durante as convenções partidárias e que vêm ocorrendo ao longo do processo sucessório, mesmo com a proibição na maioria dos municípios, de carreatas, passeatas e comícios. Os eventos dos candidatos, com 50, 200 pessoas, promovem a propagação do vírus, através da aproximação das pessoas e, consequentemente maior número de novos casos do novo coronavírus e, infelizmente, de mortes. E daí a cor vermelha, no mapa do Brasil, a Paraíba retornando a um cenário preocupante e isso serve de alerta a toda a sociedade paraibana, da importância do uso da máscara e evitar ir para a orla, principalmente os idosos.
Segundo o secretário, a perspectiva é de que o número de mortes e de casos aumentem ainda mais em novembro, por conta do processo sucessório.
“Há uma tendência de que na segunda quinzena de novembro, em diante, tenhamos o maior número de casos e de mortes. Esse é o cenário que se avizinha para o final do ano”, afirmou.