SERVIÇOS DE CIDADANIA: Caravana do Cuidar realiza centenas de atendimentos na comunidade do Aratu

A primeira edição da Caravana do Cuidar aportou na comunidade do Aratu, em Mangabeira VIII, na manhã desta segunda-feira (26). Por lá, o projeto itinerante promovido pela Prefeitura de João Pessoa, com a participação de diversos órgãos municipais coordenados pela Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuc), realizou 216 atendimentos em uma roda de serviços que se estendeu das 8h às 14h.

“Começamos esse trabalho pelo Aratu por ser um dos pontos mais críticos socialmente em nossa cidade e temos como característica o ir ao encontro dos problemas para resolvê-los. Vamos continuar esse trabalho com energia de cuidar dessa cidade e do povo que tanto necessita desse cuidar”, explicou o prefeito Cícero Lucena, que estava acompanhada da primeira-dama Lauremília Lucena.

O vice-prefeito Leo Bezerra também participou do lançamento da Caravana e falou da atuação em prol do social que a gestão municipal tem empreendido desde os primeiros dias do ano. “Não tenho dúvidas que a gestão municipal tem feito seu dever de casa. E assim seguiremos: firmes; trabalhando muito e principalmente fazendo pelos que mais precisam”, comentou.

A moradora Renata Medeiros foi uma das 26 pessoas que se dirigiram ao local para efetuar cadastro no CadÚnico. Ela chegou às 8h e pegou uma das primeiras fichas. “Há dois anos que eu pensava em fazer isso, mas ficava adiando. Aproveitei a vinda do projeto para a comunidade e resolvi tudo muito rápido”, disse.

Ainda segundo ela, a Caravana do Cuidar promoveu um benefício enorme para a população que reside no Aratu. “Muita gente aqui não tem como se deslocar, pagar um transporte, para ter acesso a um serviço. Trazer essa estrutura para cá deixou tudo mais fácil”, complementou.

A equipe do programa Acessuas Trabalho também participou do projeto, inscrevendo, exclusivamente, candidatos de 14 a 22 anos dentro da política do Jovem Aprendiz. Ao todo, foram feitos 15 cadastros, dos quais, três já resultaram em encaminhamentos para uma seleção, por se enquadrarem no perfil das vagas ofertadas.

Uma das inscritas foi Nathalia da Silva, de 18 anos, que concluiu o ensino médio no ano passado, em uma escola integral, onde se formou em Técnico de Comércio. “Vim aqui em busca da oportunidade do primeiro emprego. Me imagino trabalhando com pessoas, pois gosto muito de atendimento ao público”, falou.

Atendimentos – Ainda no Aratu, a Caravana do Cuidar registrou 82 atendimentos no Bolsa Família, para atualização de dados; 20 no Procon; 31 encaminhamentos para adesão ao programa Criança Feliz; 15 procedimentos de saúde bucal; 20 testes de Covid-19; e sete inscrições para cursos de empregabilidade.

De acordo com o secretário de Direitos Humanos e Cidadania, João Corujinha, o primeiro dia do projeto foi bastante exitoso. “Nosso objetivo foi aproximar uma série de serviços da população, facilitando o acesso e dando celeridade às demandas. Os moradores da comunidade abraçaram a ideia e compareceram desde cedo, para aproveitar as oportunidades. Ficamos felizes em poder contribuir com tanta gente”, destacou.

Na Caravana do Cuidar, coordenada pela Sedhuc, houve a parceria das Secretarias do Trabalho, Produção e Renda (Setrab); de Saúde (SMS); da Executiva da Participação Popular (SEPP); e do Procon-JP. A cada semana, o projeto estará em uma localidade diferente da cidade.

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