Ruas alagadas no bairro Ipanema, em Porto Alegre, com as águas do Guaíba – (crédito: Anselmo Cunha/AFP)
Uma nova medição feita no Guaíba, em Porto Alegre, mostra que o nível das águas superou a barreira dos 5m. Às 14h45 desta segunda-feira (13/5), atingiu 5 metros e um centímetro, segundo a Rede Hidrometeorológica Nacional, da Agência Nacional de Águas (ANA). A cota de alerta ocorre quando o nível chega a 2,5m; e a de inundação, a 3m.
Projeções feitas pelo Instituto de Pesquisas Hidráulicas, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, indicam que a cheia no Guaíba terá longa duração, ficando acima da cota de transbordamento até a última semana de maio.
O pico, a ser atingido entre hoje e quarta-feira, dependerá da chuva acumulada nos afluentes nos últimos dias e da força do vento sul, podendo chegar a 5 metros e 40 centímetros.
No domingo da semana passada, foi registrado o pico histórico, superando a barreira dos 5m e 30 centímetros. Uma lenta recessão teve início na quarta-feira (8/5), com o nível chegando a 4,56 metros no sábado (11/5). Desde domingo (12/5), há um repique, com elevação de mais de 20 cm na madrugada e manhã de hoje (13/5).
Cerca de 202 mil casas estão sem abastecimento de água em Rio Grande do Sul, após forte chuvas atingiram o estado há duas semanas. O desabastecimento afeta 21 cidades.