Veneziano promete pedir vista e empurrar discussão da dosimetria para 2026 no Senado da República

A tramitação do projeto que reduz penas de condenados pelos atos golpistas, aprovado pela Câmara nesta quarta-feira (10), pode sofrer um forte atraso no Senado após uma movimentação do senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB). O parlamentar confirmou que pretende pedir vista quando o texto for analisado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) na próxima quarta-feira (17), o que pode empurrar a discussão para 2026.

“Eu vou pedir vista”, afirmou Veneziano, destacando que caberá ao presidente da CCJ, senador Otto Alencar (PSD-BA), decidir se o pedido resultará no adiamento da votação. A sinalização do senador paraibano repercutiu imediatamente, já que ele é aliado do governo Lula e disputa a reeleição no próximo ano, enfrentando nas urnas o prefeito de Patos, Nabor Wanderley (Republicanos), pai do presidente da Câmara, Hugo Motta,  responsável por acelerar a votação do projeto na Casa Baixa.

Mais cedo, Otto Alencar já havia avaliado que um pedido de vista poderia empurrar o debate para o próximo ano legislativo. Outros senadores da base do governo admitem seguir a mesma linha de Veneziano, o que aumenta ainda mais a possibilidade de atraso.

O movimento ocorre após a Câmara aprovar o texto em uma votação inesperada até para lideranças da própria Casa. No Senado, o presidente Davi Alcolumbre chegou a defender que o tema fosse direto ao plenário, mas Otto Alencar e Renan Calheiros insistiram no rito tradicional, garantindo análise pela CCJ antes de qualquer decisão final.

Site Footer

Sliding Sidebar

O Fuxiqueiro – Todos os direitos reservados.