A aplicação da primeira dose contra a Covid-19 para as pessoas com 18 anos ou mais começou neste sábado (21), em 28 postos por toda a cidade, e foi acompanhada de perto pelo prefeito Cícero Lucena durante a manhã. A expectativa da Prefeitura de João Pessoa é que até o final do dia 530,4 mil pessoas tenham recebido a D1, o que representa 94% da população acima dessa faixa etária.
O planejamento inicial da Prefeitura era de que toda a população maior de idade fosse vacinada até o final de agosto, marca que está sendo alcançada com quase dez dias de antecedência. “Fico feliz por estar tendo essa oportunidade e confio que vamos voltar às condições normais para trabalhar, se divertir, que é tudo o que desejamos. As equipes estão cansadas, mas animadas, esperançosas. É a demonstração da nossa vontade de fazer”, afirmou o prefeito.
De acordo com o gestor, a partir de agora a meta é continuar a aplicação da segunda dose e a expectativa pela vacinação 12+. “Temos o planejamento de iniciar uma busca ativa por meio dos cadastros nos postos de saúde para garantir a aplicação da D2 naqueles que não apareceram dentro do prazo”, informou.
O prefeito visitou os postos nas escolas Seráfico da Nóbrega, em Tambaú; Violeta Formiga, em Mandacaru; Tenente Lucena, em Mangabeira; e no ginásio Ivan Cantisani, em Tambiá. Ele ainda passou pelos postos do Shopping Mangabeira e do Santuário Mãe Rainha, sempre conversando com profissionais de saúde e com a população.
Samira Hellen, de 18 anos, procurou agendar sua aplicação logo nos primeiros minutos. “Esperei muito e quando chegou minha vez, corri pra agendar. Era um momento muito esperado e por isso fico muito feliz de agora estar vacinada”, afirmou.
Ingrid Feitosa, de 21, também comemorou. “Estava ansiosa e agora aliviada. A pandemia tem ficado menor depois da vacina e eu queria tomar a minha, principalmente por ter criança em casa comigo”, contou.
A vacinação continua até às 15h nos postos para pedestres e até às 23h nos drive-thrus. Até às 10h deste sábado 750 mil pessoas haviam sido vacinadas na Capital. Até o final do dia serão 774,5 mil.
Documentação– Para receber a primeira dose da vacina é necessário apresentar documento oficial com foto, Cartão SUS, CPF e comprovante de residência em João Pessoa.
Transporte gratuito – As pessoas que necessitarem de deslocamento de um bairro a outro para tomar a vacina podem utilizar os serviços gratuitos do aplicativo 99, em parceria com a Prefeitura de João Pessoa. Para garantir o acesso ao serviço, o cidadão deverá acessar o aplicativo, na categoria 99 Pop, e inserir o código promocional ‘Promocodes’, destinado exclusivamente ao transporte até os pontos de vacinação em João Pessoa.
Solidariedade – Os postos de vacinação também estão abertos para receber as doações de alimentos não perecíveis. Após a arrecadação, eles serão distribuídos com instituições de caridade e famílias necessitadas, atingidas pelos efeitos da pandemia. A arrecadação e a distribuição integram uma iniciativa conjunta da Prefeitura de João Pessoa e do Governo do Estado.