Só será divulgado por volta das 22 horas desta quarta-feira, 1º, o novo decreto da prefeitura de João Pessoa com as medidas que devem ser adotadas como forma de conter o avanço do novo coronavírus e da variante Delta. Mas, o prefeito Cícero Lucena (PP) adiantou que a norma deve conter algumas flexibilizações em relação ao decreto anterior. “Estaremos praticamente reeditando o decreto, mas sempre com alguma flexibilização. Teremos eventos esportivos e festivos, cada um com seus protocolos”, comentou.
João Pessoa deverá sediar um amistoso da Seleção Brasileira Feminina de Futebol contra a Argentina no dia 18 no Estádio Almeidão. No dia 21, a partida será no Amigão, em Campina Grande.
Cícero afirmou que as mudanças de restrições entre o decreto da capital e o do Governo do Estado são naturais e não devem ser entendidas como sinal de crise entre os dois gestores: “As pessoas precisam entender que o governador tem que ter uma visão macro, dar um tratamento pensando em todos os municípios, inclusive os que não têm Vigilância Sanitária ou UTI”.
O prefeito minimizou os números da variante Delta, que já teve 25 casos confirmados na Paraíba e uma morte. Ele salientou que o óbito foi de um homem de 42 anos que não tomou a vacina contra a Covid-19 e havia viajado para o Rio de Janeiro. “É importante fazer um alerta para quem não tomou a vacina ou não compareceu para completar o ciclo vacinal. Em João Pessoa, os números de ocupação de UTI coronavírus só vêm caindo. Estamos agindo com responsabilidade, mas entendemos que precisamos avançar, não apenas pelo aspecto econômico mas pela saúde psicológica das pessoas, permitindo mais qualidade de vida e convivência com seus familiares”.
Ainda segundo Cícero Lucena, a prefeitura deverá exigir a comprovação de vacinação para permitir o acesso aos eventos. “Vamos emitir um certificado através do aplicativo para que as pessoas exibam onde forem entrar, mas possam imprimir e apresentar onde for solicitado”.