Seguindo o calendário da Campanha de Vacinação contra a Influenza, a Prefeitura de João Pessoa começou a imunizar, nesta segunda-feira (11), os idosos a partir dos 70 anos de idade. A campanha está dividida em duas etapas e, neste momento, também estão sendo imunizados os trabalhadores de saúde. A mobilização segue até o dia 3 de junho com a inclusão de outros grupos prioritários dentro da programação.
Para tomar a vacina contra a gripe, os idosos e trabalhadores de saúde, devem se dirigir, de segunda a sexta-feira, às Unidades de Saúde da Família (USF), das 7h às 11h e das 12h às 16h; policlínicas municipais (Mandacaru, Cristo, Mangabeira e das Praias), das 7h às 17h; e Centro Municipal de Imunização (antigo Lactário da Torre), das 8h às 16h.
O secretário municipal da Saúde, Luis Ferreira, orienta a população sobre a importância da imunização. “As pessoas que estão dentro dos grupos prioritários devem estar com a vacinação atualizada, pois é a forma mais eficaz de se proteger contra a doença. Então, elas devem ficar atentas à programação e procurar as salas de vacina quando chegar o seu momento de serem imunizadas”, destacou.
Vacinação contra sarampo – Concomitantemente à imunização contra a Influenza, a Secretaria de Saúde de João Pessoa também está promovendo a Campanha de Vacinação contra o Sarampo nos mesmos locais. A vacina tríplice viral é destinada para crianças de seis meses até menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), além de trabalhadores de saúde, que estão sendo convocados para atualizar a situação vacinal.
Documentação – Para receber as vacinas, é necessário apresentar documento oficial com foto, Cartão SUS, CPF e comprovante de residência em João Pessoa, além de comprovação documental para trabalhadores de saúde. Também é importante levar o cartão de vacinação das crianças.
A Campanha de Vacinação contra a Influenza está dividida em duas etapas:
Primeira etapa (entre os dias 04 de abril e 30 de abril)
Idosos:
– Acima de 80 anos – 04 de abril à 08 de abril
– Acima de 70 anos – 11 de abril à 15 de abril
– Acima de 60 anos – a partir do dia 18 de abril
– Todos os trabalhadores da saúde;
Segunda etapa (entre os dias 02 de maio e 03 de junho)
– Crianças de 6 meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias);
– Gestantes e puérperas;
– Indígenas;
– Professores;
– Pessoas com comorbidades;
– Pessoas com deficiência permanente;
– Caminhoneiros;
– Trabalhadores do transporte coletivo;
– Trabalhadores portuários;
– Forças de segurança e salvamento e forças Armadas;
– Funcionários do sistema prisional;
– População privada de liberdade e adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas;