Diversos prefeitos e vereadores do Sertão paraibano prestigiaram, nessa quarta-feira (21), sessão ordinária da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), no município de Cajazeiras. Estad foi a primeira vez que o Poder Legislativo, através do Programa Assembleia Itinerante, apreciou e votou projetos na região.
Logo após a sessão inédita, que ocorreu no prédio Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Cajazeiras (Fafic), os deputados presentes realizaram uma sessão especial, de autoria da Mesa Diretora, em homenagem aos 156 anos da emancipação política de Cajazeiras, celebrado nesta quinta-feira (22).
O prefeito de Cajazeiras, José Aldemir, elogiou a iniciativa da ALPB de realizar a sessão itinerante na cidade. “A ação de fazer acontecer essas sessões itinerantes é brilhante, valoriza a história da Casa. Isso traduz a aproximação do poder Legislativo com a sociedade, com o povo participando, nos diversos municípios e regiões do Estado, do que é debatido e das decisões da Assembleia Legislativa”, afirmou.
Para o prefeito de São de José de Piranhas, Chico Mendes, a Casa de Epitácio Pessoa faz história com a realização da sessão. “Não pode ser tratado como qualquer coisa quando a Assembleia vem de João Pessoa a Cajazeiras, trazendo uma sessão itinerante como essa. Então, fica aqui o nosso reconhecimento a toda Mesa Diretora e aos 36 deputados de que isso é um passo diferente e um caminho novo para o Parlamento paraibano”, destacou.
Já o prefeito de Bom Jesus, Roberto Bayma, ressaltou que a vinda da ALPB ao Sertão representa um momento de consolidação da democracia. “Isso é a prova da interação, afinal de contas são representantes nossos que estão lá na Assembleia, e democraticamente, o presidente da Assembleia, deputado Adriano Galdino, conseguiu convencer seus pares para aproximar o Legislativo do Sertão e fazer essa sessão para que o povo possa participar efetivamente dessa grandiosa ação da Assembleia Legislativa da Paraíba”, declarou.
O vereador de São João do Rio do Peixe, Humberto Gomes, afirmou que a sessão foi importante para discutir a necessidade de recursos para a região. “Cajazeiras, hoje, é vitoriosa, pois por meio da iniciativa dos deputados Jeová, Dra. Paula, Júnior Araújo e do presidente da Casa, trouxeram a Assembleia, praticamente, para cá. Nós só temos a ganhar, porque Cajazeiras é uma cidade sem muitos recursos financeiros, mas conseguiu se desenvolver muito bem na área da educação. Portanto, nós damos os parabéns a Assembleia e agradecermos a todos os deputados que estão presentes”, concluiu.
Também participaram da sessão especial os vereadores da Câmara Municipal de Cajazeiras, Deuzinho (presidente), Eriberto de Souza, Neto da Vila Nova, Lidenberg Lira, Kleber Lima, Alisson “Voz e Violão”, João da Coca e Roselânio Lopes