A secretária da Mulher e Diversidade Humana do Governo da Paraíba, Gilberta Soares, entregou sua carta de exoneração ao governador João Azevedo, depois de responder pela Pasta nos últimos 9 ano. Em seu perfil nas redes sociais, Gilberta publicou uma carta de despedida:
”Informo o encerramento de um ciclo de 09 anos na condução da Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana da Paraíba (SEMDH), após ter feito esta comunicação, em audiência, com o governador João Azevedo, no dia 16 de dezembro.
Vindo da atuação nos movimentos sociais, especialmente movimento estudantil e movimento feminista, tive a oportunidade de implantar esse mecanismo pioneiro na Paraíba para a execução de políticas públicas de equidade e igualdade para mulheres, LGBTQI+, população negra e as comunidades tradicionais – indígenas, ciganas, quilombolas e de religião de matriz africana, criado em 2011, pelo ex. governador Ricardo Coutinho. Foram possíveis muitos avanços para a garantia dos direitos dessas populações, historicamente excluídas e vítimas de violências e preconceitos.
Em breve resumo, equipamentos públicos foram criados como a Casa Abrigo Aryane Thais, Centro Estadual de Referência da Mulher (Campina Grande), Centro Intermunicipal de Referência do Cariri (Sumé), Espaço LGBT João Pessoa, Espaço LGBT Luciano Bezerra (CG), Programa Integrado Patrulha Maria da Penha. Legislações e Decretos publicados, centenas de capacitações, oficinas, seminários de formação, campanhas educativas, sistemas de informação, termos de cooperação e convênios firmados, conselhos de direitos implantados, conferências realizadas, interiorização das políticas, planos de políticas públicas construídos, articulação da Rede de Atenção às mulheres em situação de violência doméstica e sexual (REAMCAV), diálogos e parcerias estabelecidas. Sem contar as publicações e intervenções como: palestras, entrevistas na imprensa paraibana e a participação em eventos locais e nacionais. Tudo isso realizado com uma gestão comprometida, por meio de processos transparentes, lícitos e eficazes, considerando as parcerias como fundamentais.
Por tudo isso, segue os meus sinceros agradecimentos à toda a equipe da SEMDH pela dedicação, compromisso, competência e incansável parceria para construção desse belo legado; as(aos) militantes dos movimentos: feminista, de mulheres, de mulheres negras, de trabalhadoras domésticas e rurais, LGBT, negro, indígena, quilombola, cigano e de religião de matriz africana; as organizações sociais, as parceiras(os) das instituições públicas federais, estaduais e municipais; em especial as gestoras(es) de politicas para mulheres, de igualdade racial e de diversidade sexual; as secretárias(os) e dirigentes de órgãos, colegas e parceiras(os) do governo do estado e aos governadores Ricardo Coutinho e João Azevedo pela confiança e oportunidade.
Sem todas(os) vocês, não teria sido possível tanta construção, com colaboração, compartilhamento de saberes e respeito às diferenças. Os desafios foram muitos e constantes, mas superados com mãos dadas, apontando para a necessidade de cuidar do que está edificado e em pleno funcionamento. Torço para que as políticas para mulheres, população negra, comunidades tradicionais e LGBTQI+ avancem em respeito à população já contemplada e a mudança de mentalidade com vistas a uma sociedade mais justa, igualitária e que respeite direitos humanos.
Seguirei por novos caminhos com o mesmo compromisso pela construção de uma sociedade democrática, livre de preconceito, de racismo, machismo e LGBTfobia, levando comigo o aprendizado, a gratidão, as amizades, os afetos construídos e a liberdade de seguir a caminhada.
João Pessoa, 17 de dezembro de 2019.
Gilberta Santos Soares”