Agricultura familiar se prepara para o Festival do Milho com comidas típicas, artesanato e atrações culturais na Cecaf


Os agricultores da Central de Comercialização da Agricultura Familiar (Cecaf), localizada no José Américo, vivem a expectativa para a realização de mais uma edição do Festival do Milho. O evento, tradicional durante o mês de junho, é promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), em parceria com a Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Rurais (Conafer) e reúne comidas típicas, artesanato, atrações culturais e milho, comercializado a preços acessíveis. O Festival, que já entrou no calendário de eventos do Município, está previsto para acontecer entre os dias 20 e 24 de junho.

De acordo com dados do último Censo Agro do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Paraíba possui mais de 83 mil produtores de milho. Cleide Rodrigues da Silva é uma das agricultoras que vive a expectativa para o Festival na Cecaf. Com 54 anos, é trabalhadora rural desde os sete, no Sítio Curral Grande, em Itapororoca, há aproximadamente 66 km da capital. Cleide tira do campo a principal fonte de renda da família. “Agricultura pra mim é a minha vida, a maior alegria que tenho. Nunca trabalhei com outra coisa e, graças a Deus, sustento minha família com o roçado. Cultivo milho, batata, alface, macaxeira, coentro e pago minhas contas, cuido da minha família e ainda consigo doar parte dos alimentos a quem precisa. Faz cinco anos que estou na Cecaf e todo ano o Festival do Milho supera as nossas expectativas. Tenho certeza que agora não será diferente”, destacou a agricultora.

Já é possível encontrar milho e comidas típicas no espaço, nos dias das feiras da agricultura familiar, nas quintas e sábados. O preço da mão do milho, com 52 espigas, está sendo encontrado a partir de R$30, levando em consideração o tamanho e a qualidade do produto. A tendência é que, durante os dias de evento, esse valor seja ainda melhor. “Os agricultores guardam as melhores promoções para o período, mas como o paraibano é apaixonado por milho o ano todo, já é possível encontrar pamonha, canjica, bolo de milho e o próprio produto nas feiras. Nós estamos preparando uma programação ainda mais especial, com atrações culturais, serviços e muito milho para atender a demanda da população”, explicou o diretor da Cecaf, Jerônimo Júnior.

Durante o evento, a Sedurb, em parceria com a Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) e outras Secretarias, promoverá atrações culturais e serviços gratuitos para a população. Na área da gastronomia e do artesanato, a expectativa é ainda maior este ano. As empreendedoras já oferecem produtos como comidas típicas e peças de arte especiais para o mês de junho.

“A Cecaf hoje é referência em Economia Solidária. Aqui a gente tem produtos genuinamente cultivados por agricultores familiares, com certificação pelo Ministério da Agricultura e vinculados à Cooperativas Estaduais e microempreendedores individuais, que por meio do artesanato e da gastronomia, garantem a renda para suas famílias. O Festival do Milho, proporciona uma movimentação muito positiva de consumidores no espaço, além de incentivar a nossa cultura, com apresentações de grupos de música locais e quadrilhas juninas”, destacou o secretário da Sedurb, Fábio Carneiro.

Localização – A Central de Comercialização da Agricultura Familiar (Cecaf) está localizada na Avenida Hilton Souto Maior, 1112 – no bairro José Américo, vizinho ao depósito de urnas do TRE. As feiras da agricultura familiar acontecem sempre às quintas e sábados, das 5h às 13h.

Site Footer

Sliding Sidebar

O Fuxiqueiro – Todos os direitos reservados.