Frente Parlamentar buscará alternativas de produção de energia limpa na Paraíba

Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) instalou, nesta quinta-feira (6), a Frente Parlamentar dos Biocombustíveis e Energias Renováveis com o intuito de discutir com a população, entidades e autoridades a apresentação de ações que contribuam com a produção de energia limpa.

O deputado Tovar Correia Lima, presidente da Frente, fez questão de destacar a importância de políticas e ações que incentivem a produção de biocombustíveis e a implantação de fontes de energias renováveis.

O parlamentar ressaltou que, atualmente, no Brasil, o principal biocombustível consumido é o etanol e o setor gera mais de dois milhões de empregos diretos e indiretos na cadeia da cana-de-açúcar. Já no que diz respeito a energias renováveis, o Brasil aparece como o 3º maior gerador desse tipo de energia e não libera resíduos nem gases poluentes.

WhatsApp Image 2019-06-06 at 1.14.52 PM“Essas fontes são economicamente viáveis e carregam a grande vantagem de colaborar com a preservação do meio ambiente, gerando emprego, renda e sustentabilidade. Temos inúmeras pesquisas, temos muitos estudos, não nos faltam matérias primas, mas precisamos de vontade política, organização e mais consciência ecológica”, afirmou o deputado.

O deputado Delegado Wallber Virgolino parabenizou o deputado Tovar pela iniciativa da Frente e defendeu a união de esforços na busca por ações que contribuam com o tema abordado pelo parlamentar.

“Nós estamos cumprindo o nosso trabalho e as exigências da população. O estado da Paraíba precisa crescer, mas só crescerá com a união do parlamento com a população e com a classe empresarial. Para que possamos melhorar a vida do povo temos que gerar emprego e renda e não vejo outra saída se não for abraçando as tecnologias renováveis e preservando o meio ambiente”, observou Wallber.

WhatsApp Image 2019-06-06 at 1.15.03 PMDe acordo com o coordenador estadual do Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Cariri, Seridó e Curimataú (Procase), Aristeu Chaves, ações que têm contribuído com a produção de energias renováveis estão sendo desenvolvidas em várias regiões do estado.

“Temos trabalhos com perfuração de poços, instalação de painéis de energia solar, além de apoios na comercialização dos produtos feitos por moradores de diversos municípios”, destacou.

Participaram da instalação da Frente Parlamentar dos Biocombustíveis e Energias Renováveis os deputados Cabo Gilberto, Estela Bezerra, Moarcir Rodrigues, Camila Toscano e Ricardo Barbosa; o presidente do Sindicato da Indústria de Fabricação do Álcool (Sindiálcool), Edmundo Barbosa; o presidente da  Associação de Plantadores de Cana da Paraíba, José Inácio de Moraes Andrade; e o vice-diretor do Centro de Energias Renováveis da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), professor Euller Macedo.

Deixe uma resposta:

Seu endereço de e-mail não será mostrado.

Site Footer

Sliding Sidebar