Estado de direito e democracia foram os temas da edição do Pense Brasil, realizada ontem (16), em Brasília. O evento coordenado pelo Presidente da Fundação João Mangabeira(FJM), Ricardo Coutinho, contou com a presença e intervenção dos líderes socialistas deputado Alessandro Molon(PSB-RJ), do presidente do Partido Socialista Brasileiro(PSB), Carlos Siqueira; e do ex-governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg.
Foram convidados o jornalista Luis Nassif, diretor da revista GGN; o economista e professor da Unicamp, Luiz Gonzaga Belluzzo; o ex-ministro do STJ Gilson Dipp; e o professor e coordenador do MTST, ex-candidato a presidente pelo PSOL, Guilherme Boulos.
Para o presidente da FJM, Ricardo Coutinho, “não existe soberania onde fraquejam o Estado de Direito, o devido processo legal e as regras com as quais se participa do jogo democrático. A tarefa prioritária das forças progressistas consiste em recompor esses fundamentos, sem os quais o povo não tem qualquer chance contra os interesses da ordem internacional, em benefício da qual parte de nossa elite costuma prestar os serviços torpes da capatazia”.
O debate aprofunda a discussão sobre o Estado de Direito no governo Jair Bolsonaro, o que vem sendo feito também no Observatório da Democracia, do qual a FJM participa ao lado das fundações mantidas por partidos progressistas, além do PSB: PCdoB, PDT, PROS, PSOL e PT.
Entenda o Pense
Trata-se de um programa de seminários em que a FJM, mantida pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB), debate os temas de maior relevância para o país, buscando refletir e propor soluções para os pontos mais candentes em políticas públicas. A partir das reflexões feitas, será possível organizar um conjunto de diretrizes fundamentais para o avanço das pautas progressistas. O primeiro evento do Pense Brasil aconteceu em São Paulo e debateu a Educação.
A publicação está disponível online.
Acesse: http://www.fjmangabeira.org.br/catalogo-de-publicacoes/informe-pense-brasil-educação