Os hotéis que tiverem ligações clandestinas de esgotos e que estiverem poluindo as praias de João Pessoa poderão ser multados em mais de R$ 100 mil. A penalidade vai variar de acordo com o potencial poluidor de cada responsável pelo dano. Na manhã desta terça-feira (19) o Hotel Intercity foi flagrado e notificado durante ação realizada pelo Ministério Público Federal (MPF), o Ministério Público Estadual (MPPB), Seinfra, Semam, Sudema e Cagepa.
A força-tarefa montada para impedir que os estabelecimentos, comerciais ou residenciais, continuem jogando esgoto nas praias está utilizando um equipamento insuflador de fumaça para identificar os esgotos clandestinos. Essa fumaça quando colocada dentro da rede de esgoto segue até o local que tem ligação clandestina revelando os locais com irregularidades.
De acordo com o chefe de fiscalização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam), Alisson Cavalcanti, a ação vai se estender durante todo os meses de agosto e setembro e, inicialmente, os responsáveis serão notificados. A eles será dado um prazo de 15 para regularizar a situação sob pena de multa.
A ação ocorre após terem sido identificados os pontos de despejo de material com aparência de esgoto na praia de Manaíra e coletadas amostras de 46 pontos. Análises bacteriológicas no material confirmaram 23 casos. Outros 19 estão com forte suspeita.
O trabalho da força-tarefa, conforme informou a secretária de Infraestrutura de João Pessoa, Sachenka da Hora, vai continuar nesta terça-feira.
No Hotel Intercity foi feito o tamponamento da rede para impedir que o esgoto continue escoando para as galerias pluviais, e o empreendimento terá 15 dias para se adequar, sob pena de ser aplicada uma multa. Com o tamponamento, o esgoto deve retornar para o hotel.
Em contato com a redação, o hotel disse que o que atendimento está normalizado.