O governador João Azevêdo participa, neste domingo (7), às 13h, da solenidade de abertura da Caravana da Rede Cuidar, com a recepção dos profissionais e voluntários, no Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, em Santa Rita, de onde seguirão para Monteiro, primeira cidade a acontecer a ação na segunda-feira (8). O evento é promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Rede Cuidar, no período de 8 a 20 de julho. A Caravana percorrerá 13 cidades, cerca de 2800 km, do sertão ao litoral.
O objetivo da ação é realizar a busca ativa de crianças com cardiopatias; qualificar a assistência hospitalar à gestante e ao neonato de risco, sendo executadas por 60 profisssionas. As 13 cidades que receberão a Caravana, com as respectivas datas, são: Monteiro (08); Princesa Isabel (09); Itaporanga (10); Cajazeiras (11); Sousa (12); Catolé do Rocha (13); Pombal (14); Patos (15); Esperança (16); Picuí (17); Guarabira (18); Mamanguape (19) e Itabaiana (20).
Serão 60 profissionais, diariamente. A equipe de especialistas que está envolvida nas várias linhas de cuidados são: cardiologistas pediátricos, neonatologistas, obstetras, enfermeiros, odontólogos, assistentes sociais, entre outros.
Os atendimentos oferecidos serão a cardiologia pediátrica, atendimentos clínicos; ecocardiograma transtorácico, além de avaliações com equipe multiprofissional para ajudar no apoio ao diagnóstico e na adequação do plano de cuidado de cada paciente avaliado. As ações da obstetrícia e neonatologia serão direcionadas para a qualificação e implantação de Kits emergenciais para o fortalecimento da implementação dos protocolos para estabilizar os pacientes até a chegada na Unidade de alta complexidade.
Ao longo de cinco anos, a ação já realizou 5.024 ecocardiogramas; 615 ultrassonografias fetais; 419 auscultas cardíacas digitais, além de exames de urina e de genética. Ainda oferece toda infraestrutura educativa, administrativa e de informática.
Novas Parcerias – Este ano, a Caravana contará com a parceria da equipe do Banco de Leite Humano e Hemocentro, que está mobilizando todos os Hemonúcleos para a doação de sangue e cadastro para a doação de medula óssea.
Qualificação de profissionais – Esta ação permite que profissionais de saúde dos mais diversos centros, que compõem a Rede Cuidar, sejam qualificados em cursos presenciais, nas diversas linhas de cuidado e que são oferecidos a todos os municípios de cada uma das macrorregiões de saúde.