João Azevêdo participa de formatura de 426 concursados da Polícia Civil e anuncia datas de nomeações


O governador João Azevêdo participou, nesta segunda-feira (19), no Centro de Convenções de João Pessoa, da solenidade de formatura da segunda turma de concluintes do Curso de Formação da Polícia Civil, oportunidade em que assinou o edital de convocação para as nomeações, que acontecerão em duas etapas, sendo a primeira no dia 19 de novembro e a segunda, no dia 17 de dezembro. Nesta fase, foram 426 formandos, sendo 36 delegados, 160 escrivães, 140 investigadores, 24 peritos criminais, 21 peritos médico-legais, 2 peritos químico-legais, 13 papiloscopistas, 20 técnicos em perícia e 10 peritos odonto-legais.

Na ocasião, o chefe do Executivo estadual ressaltou o esforço do governo para fortalecer a qualificação da Segurança Pública e evidenciou conquistas importantes da Polícia Civil. “Nós garantimos a autonomia administrativo-financeira da instituição, promovemos todos os servidores, realizamos concurso público para 1.400 vagas e neste dia de formatura da segunda turma, eu desejo que todos realizem suas funções com responsabilidade e que a partir do trabalho, sonhos sejam realizados porque a sociedade espera o melhor de nós e vamos continuar com um olhar especial para o segmento”, frisou.

O gestor também garantiu o ingresso dos concursados até o final do ano na administração estadual. “Todos os formandos serão servidores da Secretaria da Segurança Pública ainda este ano, com a convocação para a posse nos dias 19 de novembro e 17 de dezembro”, acrescentou o gestor.

O secretário da Segurança e da Defesa Social, Jean Francisco Nunes, destacou o compromisso da gestão estadual com o fortalecimento das Forças de Segurança, com a garantia da ampliação do efetivo policial. “Esse é o maior concurso público da história da Polícia Civil e esse reforço nos quadros da nossa Segurança complementa os investimentos em tecnologia e infraestrutura. Temos três Centros Integrados de Comando e Controle em funcionamento, mais de 1.750 câmeras instaladas no estado e isso gera uma transformação em todo o sistema de Segurança Pública e no sistema de Justiça Criminal porque temos uma melhor prestação de serviço e melhores inquéritos policiais”, pontuou.

O delegado geral da Polícia Civil, André Rabelo, afirmou que a formatura é mais um momento de comemoração e de assegurar um serviço melhor à sociedade. “Os futuros servidores da nossa corporação estão prontos para atuar e coroar o momento que a Polícia Civil passa, que recebe muito investimento em tecnologia, em informação, mas com o maior investimento, que é no ser humano, que tem sido tratado na gestão do governador João Azevêdo com muito carinho e respeito”, declarou.

A formanda em Investigação, Vanessa Farias, celebrou a realização do sonho de ingressar na Polícia Civil. “Esse é um momento ímpar. Tivemos cinco meses de aprendizado, de muito conhecimento adquirido e agora estamos prontos para servir à sociedade da melhor maneira possível. Eu sempre tive o sonho de ser policial e assim que eu terminei a universidade, eu comecei a fazer concurso para a área e eu agradeço a Deus por essa aprovação e me sinto honrada por essa oportunidade”, disse.

A formanda no cargo de papiloscopista Lívia Maria Barbosa também comemorou a conclusão de mais uma etapa da realização de um sonho. “Foram cinco meses muito intensos e chegar ao final tendo concluído com êxito é muito gratificante e emocionante. Eu sou do Rio Grande do Norte e estou realizando um sonho na Paraíba, é muito bom ser muito bem recebida pelo povo paraibano e saber que eu vou fazer parte da Polícia Científica e ajudar os cidadãos com meu trabalho. Eu sou engenheira, mas me identifiquei com a papiloscopia e sou muito realizada com o que faço”, comentou.

O vice-governador Lucas Ribeiro; a primeira-dama Ana Maria Lins; a segunda-dama Camila Mariz; os deputados estaduais Hervázio Bezerra e João Gonçalves; além de auxiliares da gestão estadual, dentre eles, João Alves (secretário da Administração Penitenciária), Tibério Limeira (secretário da Administração), Marialvo Laureano (secretário da Fazenda), coronel Sérgio Fonseca (comandante-geral da Polícia Militar), coronel Marcelo Araújo (comandante-geral do Corpo de Bombeiros), Isaías Gualberto (superintendente do Detran), Cassandra Duarte (delegada-geral adjunta da Polícia Civil) e Maísa Félix (diretora-geral da Acadepol) prestigiaram a solenidade.

Curso de Formação – As aulas tiveram início em 7 de março deste ano, com uma carga horária de até 940 horas. Durante o período, foram ministradas aulas didáticas, palestras e estágios em diversas disciplinas em áreas de Direitos Humanos, Gestão, Atendimento ao Público, Vulneráveis, Diversidade, Investigação Policial, Perícias, Condução de Veículos, Tiro, Uso Progressivo da Força, Tática e Abordagem.

Na reta final dos treinamentos, os alunos participaram de estágios em delegacias e unidades do Instituto de Polícia Científica (IPC).

Ao todo, o concurso da Polícia Civil ofereceu 1.400 vagas, o maior da história da corporação. Na primeira etapa, foram convocados e nomeados 485 aprovados, sendo 46 delegados, 155 escrivães, 129 investigadores, 30 peritos criminais, 21 peritos médicos, 13 peritos químicos, 47 papiloscopistas, 22 técnicos em perícia e 22 necrotomistas.

Site Footer

Sliding Sidebar

O Fuxiqueiro – Todos os direitos reservados.