O governador João Azevêdo (Cidadania) confirmou na manhã desta terça-feira (9) que o serviço público estadual deve ser totalmente suspenso de forma presencial com novo decreto que será detalhado hoje. Apenas os serviços essenciais serão mantidos, declarou. O toque de recolher será renovado.
Segundo João, o novo decreto terá poucas modificações. Ele não quis adiantar todas medidas, que ainda serão discutidas durante o dia de hoje. Uma multa para quem não usar máscaras também também será decretada.
“Em função da taxa hospitalar e a velocidade que os casos estão acontecendo, se faz necessário a prorrogação das medidas estamos finalizando hoje como será feito o decreto. Estamos buscando a proteção, a vida. Não há forma sem distanciamento, o isolamento e a vacina para enfrentar a Covid”, disse à Tv Cabo Branco.
Ele confirmou que “deve permanecer o toque de recolher, estamos trabalhando para que o serviço público estadual seja totalmente suspenso, ficando as atividades essenciais. São medidas complementares ao que o decreto anterior previa”.
Por fim, João disse que o decreto virá com mais restrições, mas não serão grandes modificações.
Horários
Para diminuir aglomerações, principalmente em transporte público, o governador anunciou que haverá mudança nos horários de segmentos da economia.
“Estamos discutindo horários de funcionamento diferentes. Um dos fatores de aglomeração são transportes públicos, se você altera, diminui as pessoas nos ônibus. O cidadão que precisa trabalhar se sujeita à aglomeração e estamos discutindo com segmentos para que a gente se altera o horário de funcionamento”, disse.