A Operação Maria da Penha foi concluída em todo o Estado nesta segunda-feira (8). De acordo com a Polícia Militar, 51 mandados de prisão foram cumpridos contra autores de crimes contra as mulheres. A maioria dos mandados foram pelos crimes de estupro, violência doméstica e lesão corporal.
O final da operação ocorre um dia após a Lei Maria da Penha completar 16 anos, ocorrido ontem (7). A data marcou também os três anos de funcionamento da Patrulha Maria da Penha, serviço oferecido para o enfrentamento da violência doméstica e familiar.
Na Paraíba, segundo o comando da Patrulha Maria da Penha, as vítimas tem sido mulheres que infelizmente não procuraram ajuda da rede de enfrentamento à violência doméstica, por isso reforça a importância da necessidade de denunciar assim que perceber qualquer sinal de violência, seja ele qual for.
No último sábado, na orla de Manaíra, a camareira Maria Bernadete dos Santos, de 40 anos, foi mais uma vítima. Ela foi assassinada com mais de 20 facadas pelo ex, que não aceitava o fim do relacionamento.
O acusado, Danilo de Melo Dias, de 36 anos, foi preso na mesma noite pela Polícia Militar, no bairro dos Novais. A vítima ainda chegou a ser socorrida pela própria PM para o Hospital de Trauma de João Pessoa, mas não resistiu.
Em três anos de atuação, a Polícia Militar, através da Patrulha Maria da Penha, que atua em 60 municípios paraibanos, já protegeu 1.409 mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, fez 428 visitas de intervenção e prendeu 83 agressores.