A secretária de Estado da Assistência Social e Cidadania e primeira-dama de Sergipe (SE), Erica Mitidieri, fez uma visita à Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (Funad), nesta quarta-feira (12), para conhecer as ações executadas pela unidade, especialmente aquelas voltadas para autistas, e a Oficina Ortopédica, inaugurada pelo governador João Azevêdo nessa terça-feira (11). Ela esteve acompanhada da vereadora de Campina Grande, Eva Gouveia, e foi recebida pela presidente da Funad, Simone Jordão.
Erica Mitidieri está em visita à Paraíba para um intercâmbio de políticas públicas de segurança alimentar, mas também aproveitou para conhecer as ações do Governo do Estado em prol das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Na Funad, a primeira dama de Sergipe conheceu o trabalho desenvolvido na Coordenadoria de Atendimento de Educação Integrada/Autismo (Codei), desde a entrada no setor, como funcionam os processos terapêuticos e a evolução dos serviços. Também conheceu usuários , famílias e como é o fluxo de atendimento, desde a triagem, diagnóstico, até a reabilitação das pessoas com TEA.
A primeira dama de Sergipe ouviu explanação da presidente da Instituição sobre como funciona a Funad, que é a referência no atendimento às pessoas com todos os tipos de deficiência no Estado e possui quase quatro mil usuários sistemáticos por mês.
Após conhecer o serviço de autismo, Erica Mitidieri esteve na Oficina Ortopédica da Paraíba, que vai produzir órteses e próteses, atendendo a demanda dos paraibanos que necessitam desse tipo de suporte para mobilidade e funcionalidade nas tarefas cotidianas e de forma gratuita.Os investimentos somam recursos superiores a R$ 1,5 milhão, para a construção de prédio e aquisição dos equipamentos. Ela foi informada sobre o processo de planejamento, implantação da oficina e dinâmica dela, que terá a capacidade de fornecer 500 órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção (OPM) mensais, devendo atender cerca de mil pessoas por mês, quando estiver em pleno funcionamento.
Ao término da visita, a primeira dama sergipana e secretária de Assistência Social e Cidadania falou sobre a importância da parceria entre os Governos da Paraíba e Sergipe, sobretudo no que se refere à política pública voltada para a pessoa com deficiência. “Essa parceria é muito importante e durante dois dias pude ter uma visão do que o Governo da Paraíba está desenvolvendo em prol do povo e fiquei muito impressionada. Quanto à Funad, pude constatar o grande serviço que está sendo executado em benefício da pessoa com deficiência.Quero voltar mais vezes à Paraíba para que possamos firmar parcerias e partilhar outras experiências exitosas. Fico muito grata por esse acolhimento e partilha de ações tão valiosas”.
A presidente da Funad, Simone Jordão, agradeceu a visita e o reconhecimento da primeira dama de Sergipe ao trabalho apresentado. Elas conversaram sobre o atendimento não apenas para o autismo e usuários da oficina, mas para todas as pessoas com deficiência.”É importante ressaltar que, não apenas na Funad, mas em todo o Estado, o Governo tem implementado políticas públicas que garantem inclusão, respeito, dignidade e acessibilidade às pessoas com deficiência, em todas as áreas, não só implantando serviços do Estado, mas apoiando a rede de atenção ao setor, com planejamento, assessorias, cursos e todo o suporte necessário, para que toda a Paraíba seja coberta pelos serviços, sejam ligados às prefeituras, ongs ou entidades. Nossa missão é garantir total apoio à pessoa com deficiência, em todos os municípios da Paraíba. E é muito importante que possamos dividir essas experiências com todos”.
A secretária de estado do Desenvolvimento Humano, Pollyanna Dutra, que acompanhou a primeira dama de Sergipe durante a visita à Paraíba, destacou a importância da troca de experiências entre os dois Estados, reiterando a parceria com a Funad. “A Funad é um equipamento fundamental na garantia de acesso a serviços e ações para pessoas com deficiência no Estado. Temos experiências maravilhosas e muito exitosas em conjunto que, sem dúvidas, merecem ser compartilhadas com o país, motivo pelo qual fizemos questão de intermediar essa agenda com a secretária Erica Mitidieri, de Sergipe. Estamos juntos na Câmara Técnica de Assistência do Consórcio Nordeste e tenho certeza de que não só faremos esse intercâmbio com Sergipe, mas com o Nordeste e o país”, finalizou Pollyanna Dutra.
Secom-PB