Lideranças do Partido dos Trabalhadores participam, neste domingo, do ato ‘SOS Transposição – Grito do Nordeste’, que acontece em Monteiro. Sob a liderança do ex-governador Ricardo Coutinho (PSB), a presidente nacional da sigla, Gleisi Hoffmann, o ex-presidenciável Fernando Haddad e o ex-senador Lindbergh Farias participam do ato que visa protestar contra a paralisação do abastecimento na região do Cariri paraibano pelo eixo leste da transposição do rio São Francisco. A informação foi confirmada pela assessoria do partido.
Também confirmaram que estarão presentes no ato o senador Veneziano Vital do Rego (PSB), as deputadas Cida Ramos e Estela Bezerra (PSB) e o deputado Jeová Campos (PSB).
Inaugurada ainda em 2017 pelo presidente Michel Temer, e ‘reinugurada’ em ato que contou com a presença do ex-presidente Lula e da presidente Dilma Rousseff, as obras de transposição do rio São Francisco chegaram a levar água para cidades da região, mas o fornecimento foi cortado. O Governo Federal alega que a interrupção foi necessária por causa de defeitos nas obras, mas políticos de oposição contestam a demora para o restabelecimento do bombeamento da água.
O presidente do PT na Paraíba, Jackson Macedo, celebrou as presenças das lideranças petistas. Segundo a assessoria do partido, a visita reforça o compromisso da sigla com as causas que envolvem o Nordeste. Macêdo defende ainda que o ato é uma importante forma de protesto contra os desmandos do governo Bolsonaro e um grito contra o preconceito do atual presidente do Brasil com o nordeste do país.
“O governo Bolsonaro discrimina, persegue e maltrata o povo nordestino e isso já foi comprovado nas palavras dele. Nossa resposta ao preconceito será um grito de protesto contra o governo e a favor da transposição; que as águas do São Francisco possam matar a sede do povo que precisa. Vamos à luta!”, afirmou.
Conforme publicação na página do ex-presidente Lula no Facebook, no evento em Monteiro também estão previstas manifestações em prol da liberdade do ex-presidente.